Equoterapia beneficia pessoas com deficiência física em União da Vitória

Equoterapia beneficia pessoas com deficiência física em União da Vitória

Bem-estar físico e emocional. Essas algumas das melhorias apontadas pelos praticantes de equoterapia. Uma terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Em União da Vitória, o tratamento é o oferecido de graça pela Prefeitura aos deficientes físicos.

No total, 30 pacientes utilizam o serviço, que é realizado por meio de uma parceria entre Prefeitura, APAE e Rancho Equoterapia. O transporte de mais da metade dos beneficiados é feito pela van adaptada da Secretaria de Esportes. “Esse projeto é excepcional! Ajuda muito essas pessoas com deficiência física”, destaca o coordenador do projeto paralímpico, Ednilson Godoy.

De acordo com Gisele Vicense, fisioterapeuta do projeto, a função da equoterapia é trazer mais qualidade de vida para esses pacientes. “Por meio do cavalo conseguimos disponibilizar as funções locomotoras que eles não têm. Andar a cavalo traz relaxamento, aumento do tônus muscular, melhora do funcionamento da digestão e circulação para esses pacientes”, destaca.

Chaiane é paciente da equoterapia. A mãe dela, dona Nair, diz que ela adora participar do projeto. “Ela adora vir para cá. Fica muito emocionada e feliz. Sem contar que o equilíbrio dela melhorou bastante, a parte psicológica também. Com certeza é um projeto muito importante”, destaca.

O Prefeito Santin Roveda é apoiador do programa e, de vez em quando, faz uma visita aos alunos. “É um orgulho para gente ter um projeto como este na nossa cidade. Ele serve de referência para muitos outros municípios. Nossa intenção é contribuir para que a nossa população tenha uma vida cada vez melhor”.