Moradores de União da Vitória devem fazer atualização cadastral de dados da Saúde

Moradores de União da Vitória devem fazer atualização cadastral de dados da Saúde

Moradores de União da Vitória devem fazer atualização cadastral da Secretaria de Saúde. A medida, que é determinação do Ministério da Saúde, foi anunciada na manhã desta quinta-feira, em coletiva realizada na Prefeitura de União da Vitória. “Somos 57.517 habitantes e todos precisam fazer o cadastro até mesmo quem tem plano de saúde”, explica o Secretário de Saúde, Dr. Ary Carneiro Jr.

A atualização é exigência do Ministério da Saúde e faz parte da avaliação dos critérios para o repasse de recursos para os municípios da nova forma de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Segundo o IBGE, a população de União da Vitória é 57.517 habitantes, mas no sistema constam 42.231 pessoas cadastradas. Ou seja, cerca de 15 mil pessoas não estão cadastradas. Dessa forma o município poderá perder recursos para área de saúde, se não realizar essa atualização cadastral das pessoas residentes. Mesmo que o munícipe tenha plano de saúde ou mesmo declare que não u sa o SUS, devemos realizar este cadastro”, afirma o Secretário de Saúde.

ONDE FAZER?

O cadastro também será feito pelos Agentes Comunitários de Saúde ou profissionais de saúde por meio de visitas às residências, mas a população deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima. “É necessário realizar essa atualização em todos os cadastros, para ter uma base de dados de todos que residem no município, para facilitar o acesso as ações e serviços que venham a necessitar ao longo da vida”, destaca Ary Carneiro.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS?

Para fazer a atualização do cadastro é necessário apresentar os documentos pessoais de todos os membros da família: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, cartão SUS. “Todos os membros da família precisam ter CPF, inclusive as crianças, pois futuramente os sistemas irão relacionar ao número do CPF todos os procedimentos realizados nas pessoas”, ressalta Dr. Ary.

ATÉ QUANDO?

O prazo para atualização cadastral vai até o dia 1 de abril. “Queremos destacar que essa será uma necessidade de todos os municípios. A diferença é que União da Vitória está saindo na frente para que possamos cumprir 100% das exigências e garantir todos os recursos para a saúde, que são tão importantes”, afirma Santin Roveda.