União da Vitória vai receber curso de formação em Hipnose Clínica e Terapêutica. Saiba mais

União da Vitória vai receber curso de formação em Hipnose Clínica e Terapêutica. Saiba mais

Nos dias 09 e 10 de novembro será realizado de União da Vitória um curso de formação em Hipnose Clínica e Terapêutica. O curso será realizado na sala de eventos do Hotel Riad, no centro da cidade e qualquer pessoa com mais de 18 anos pode participar.

O curso terá muita prática e será ministrado pelo professor Valdecir Schilo da Hipnose Fácil, o qual possuí formação superior, além de cursos em psicanálise, parapsicologia, psicoterapia, hipnose e psicologia clínica, hipnose clínica e terapêutica, doença mental e psicologia, psicologia analítica, psicologia clínica, e pós-graduação em neurociências.

Será uma imersão no conhecimento prático e cientifico dessa maravilha ferramenta de trabalho que é a Hipnose“, destacou o professor Valdecir, que completou, “o curso será 80% pratico, costumamos comparar a formação em hipnose com a carteira de motorista, pois é na pratica que a teoria é colocada em cheque“, explicou Valdecir Schilo.

O curso é registrado e homologado pelo Sindicato da Abrath – Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos. Todos os participantes também receberão a certificação do curso reconhecido pela Abrath.

Você pode garantir a sua participação fazendo sua inscrição antecipadamente. Para mais informações entre em contato pelo telefone (47) 98891-0522.

O que é hipnose

Hipnose é atravessar o “fator crítico” e estabelecer no subconsciente uma sugestão. Resumidamente podemos dizer que hipnose é foco e concentração, algo natural do ser humano, algo fisiológico.

Qual a utilidade da hipnose

São muitas, falando em hipnoterapia, a hipnose é uma ferramenta fantástica, pois com ela temos acesso diretamente aos padrões emocionais, os hábitos e as memórias de longo prazo. Acessamos a origem dos problemas e assim podemos ressignificá-los, tratamos a causa e não apenas o sintoma. A hipnose é utilizada desde que se têm registros da vida humana, seja direta ou indiretamente.

Muito utilizada na medicina, na psicologia, na odontologia, mas está sendo fortemente utilizada por terapeutas. Com hipnose pode-se tratar qualquer sintoma psicossomático, desde uma simples ansiedade até uma depressão profunda, atuar no controle da dor, controle de peso, fibromialgia, insônia, medos, fobias, traumas, anestesia de membros ou até mesmo uma analgesia geral. Auxiliar no tratamento do câncer, diabetes, síndrome do intestino irritável, dentre muitas outras.

Contudo é importante ressaltar que é preciso além de conhecer as técnicas, conhecer muito bem o funcionamento da mente e o comportamento humano, pois a hipnose é uma ferramenta de acesso e não um tratamento, por isso se faz necessário ter um conhecimento além da hipnose para de fato atuar como hipnoterapeuta.

A hipnoterapia é uma prática autorizada pelo Ministério da saúde e já está disponível no SUS, o Paraná segundo pesquisas é o segundo estado brasileiro que mais utiliza hipnoterapia.

O tratamento pela hipnose é seguro

Com certeza, por ser um estado natural do ser humano, não oferece nenhum risco e pode ser utilizada como tratamento em crianças a partir de 8 anos, gestantes e idosos. Fica restrito seu uso apenas em pessoas com problemas mentais, que atualmente é menos de 2% da população brasileira.

Para se ter uma melhor ideia da confiabilidade da hipnose o artigo 6º, inciso IV da Lei 5.081 de 24/08/1966 que regulamenta a profissão dos Cirurgiões Dentistas autoriza o uso da hipnose em odontologia.

O conselho Federal de Psicologia, através da Resolução CFP-013 de 20/12/2000 aprova e regulamenta o uso da hipnose como recurso auxiliar de trabalho do Psicólogo.

O Código de Ética Médica de 1966 reconhece a hipnose como recurso terapêutico. Em 1977 este recurso também foi reconhecido pelo Conselho Federal de medicina CFM (parecer 2.172/1997) e em 20/08/1999 através do parecer 42/99 o Conselho Federal de Medicina reconhece a hipnose como “uma valiosa prática médica para ser utilizada em diagnóstico e tratamento”. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional emite em 2010 a resolução 380/2010.

Nos Estados Unidos em 1955 a British Medical Association, já aprovava oficialmente a Hipnose no ensino das Faculdades de Medicina, também em 1958 o Conselho de Saúde Mental da Associação Médica Americana recomenda que o ensino de hipnose fosse incluído no currículo do ensino médico.

Atualmente a Hipnose é disciplina obrigatória na Hall Schoolof Medicine, Sanford, Columbia Colégio de Médicos e Cirurgiões, além de tantas outras grandes universidades e em 1998 foi reconhecida pela Associação Americana de Psicologia.

Infelizmente no Brasil a Hipnose ainda é tratada como algo místico ou perigoso, muito difundida nas mídias como práticas de entretenimento, contudo vimos que a Hipnose é uma ciência e muito utilizada nas práticas da saúde humana, e é essa utilidade que precisamos difundir, abordar a hipnose como algo sério e eficaz no resgate do bem estar do ser humano.

Veja Também