A falta de chuva em Santa Catarina está levando o estado a uma situação de estiagem. Essa condição é acompanhada pela Epagri/Ciram nas estações hidrológicas por ela monitoradas, que registram quinze pontos críticos nos seguintes municípios: Canoinhas, Palhoça, Alfredo Wagner, Chapadão do Lageado, Taió, São João Batista, São Martinho, Passos Maia, Tangará, Concórdia, Camboriú e Rio Negrinho.
De acordo com o pesquisador de hidrologia Guilherme Miranda, nas regiões mais críticas o total de precipitação acumulada entre os dias 1º de junho e 5 de agosto está em torno de 40% a 50% da média climatológica. As regiões do Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí são os territórios que registraram os menores valores de chuva nos últimos 65 dias.
“Para agravar a situação, a previsão para os próximos dias é de pouca chuva”, diz o meteorologista Clóvis Correa. Segundo ele, no dia 10 de agosto há previsão de chuva com volume entre 5 e 10mm num período de 24 horas nas regiões do Oeste ao Sul do Estado. Já entre os dias 13 e 14 de agosto há previsão com valores pouco significativos, entre 10 a 20 mm, em todas as regiões de Santa Catarina. “Provavelmente, as chuvas previstas para os próximos dias não alterarão o quadro de estiagem em Santa Catarina”, diz.
Essa condição de pouca ocorrência de chuva impacta na disponibilidade de água nos rios dos complexos e das bacias hidrográficas de Jacutinga, Tubarão, Camboriú, Cubatão do Sul, Peixe, Chapecó, Itajaí-Açú, Canoinhas, Negro e Tijucas.