Já imaginou fazer pilates, aula de dança ou circuito funcional de graça? A Secretaria de Saúde disponibiliza na Academia de Saúde, na região de Conjuntos, no bairro João Paulo II, diversas atividades físicas para pacientes do SUS. É possível fazer aulas de pilates, musculação, caminhada, corrida, ritmos e circuito funcional totalmente de graça.
No total, cerca de 100 pessoas participam das práticas. A dona Zuleima Pelepek tem 65 anos e é aluna de pilates. Ela começou há três anos, parou após uma queda, mas fez questão de retornar. “Tenho mais disposição, ânimo para o trabalho, mais vontade para tudo. É uma atividade que me faz muito bem”, afirma.
As aulas de pilates são ministradas pela fisioterapeuta Marina Sarturi às terças-feiras das 13h30 às 14h30 e às sextas-feiras, das 8h30 às 9h30 da manhã. “O pilates é indicado para qualquer tipo de pessoa. Os principais benefícios são alongamento e fortalecimento muscular, além disso trabalha a questão postural, respiração e equilíbrio. É um exercício bem completo”, destaca.
Desde o início das atividades, além da evolução pessoal dos alunos, foi possível perceber diminuição no número de consultas médicas e redução do uso de medicamentos para dor e problemas de coluna. Após as aulas de pilates, a Micheli de Souza, moradora do bairro Cristo Rei, emagreceu 10 quilos e se recuperou da hérnia de disco. “Pelo excesso de peso e pelas dores acabei ficando mais atrofiada e com a aula eu tenho mais facilidade de fazer coisas do dia a dia que antes eu não realizava”. A Elisângela Vargas concorda. “Minha qualidade de vida melhorou 100%. Antes atividade física do que remédios”, afirma a moradora do bairro, que faz pila tes, ritmos e bola suíça.
As atividades de musculação, caminhada, corrida, ritmos e circuito funcional são coordenadas pela educadora física Veridiane de Fátima Fernandes. Para participar é preciso possuir o cartão e entrar em contato com a Academia de Saúde dos Conjuntos, que fica na rua das Hortênsias ao lado da UBS de Saúde dos Conjuntos, no Bairro João Paulo II.