
Reconhecimento da cultura local. Nesta semana que será finalizada com o Desfile Cívico do Dia da Independência – no próximo dia 07 – o vereador de União da Vitória, Almires Bughay Filho fez questão de lembrar e destacar uma das bandas de maior destaque do Vale do Iguaçu.
O vereador apresentou uma moção pedindo um voto de aplausos por toda a história da Banda Marcial da Escola Coração de Maria, enfatizando o papel da banda de gerar integração social, desenvolvendo atividades culturais e sociais.

“A banda merece nosso reconhecimento, assim como o professor José Carlos Gonçalves, o qual é um grande representante da nossa cultura local”, ressaltou o vereador.
A banda foi criada em 1994, inicialmente Fanfarra da Escola Coração de Maria, pela diretoria Irmã Celina Sloboda. Ao longo de sua existência a banda vem se apresentando em inúmeros eventos, sejam eles cívicos, festivos, ou até mesmo em concursos, obtendo resultados expressivos.
Algumas delas são:
1º Lugar – CINFABAN – União da Vitória – PR – 1995;
1º Lugar – 1º CONFABAN – São Mateus do Sul – PR – 1997;
1º Lugar – 1º FANFABAND – Prudentópolis – PR -1999;
1º Lugar – 1º Concurso Cidade de Matinhos – PR – 2000;
Campeão Paranaense de Fanfarras e Bandas – Ponta Grossa – PR – 2000;
Campeão Sul brasileiro – Carazinho – RS – 2001;
Bi Campeão Sul brasileiro – Carazinho – RS 2003;
Dodecacampeão Paranaense – União da Vitória – PR – 2013.
O vereador destacou o comprometimento de todos que fizeram e fazem parte da banda. “A todos que fazem parte da história, a estes, que contribuíram para o sucesso da Banda Marcial Escola Coração de Maria, nosso parabéns. Que este belo trabalho continue sendo desenvolvido junto a nossa comunidade, pois em todo lugar que vá, carregará o nome de nossa cidade”, finalizou.