No próximo dia 28 de setembro, na tarde que antecede ao dia da festa tradicional da Igreja São Miguel Arcanjo, a comunidade de São Miguel da Serra realiza sua primeira Festa Tradicional Germânica. Como já é costume, o pavilhão da igreja se transforma num ponto de vendas das mais variadas produções culinárias da comunidade. 2019 é o ano em que se comemora o Centenário do Distrito e por isso a comissão organizadora das festividades pensou em incrementar transformando o dia em uma festa tradicional.
Grande parte dos moradores de São Miguel da Serra é descendente de alemães e por isso, acreditam que nenhum lugar é mais propício para a preservação dessa cultura tão rica e com uma culinária tão saborosa.
Aos participantes é incentivado o uso de trajes típicos e o convite é feito para que passem uma tarde agradável ao som das bandinhas germânicas da região, deliciem um chope bem gelado e ainda possam aproveitar as mais variadas cucas e salgados já tradicionais.
Ainda no dia 28, às 17 horas, foi programada a inauguração do Monumento ao Centenário que foi construído para ser uma lembrança da força, do trabalho e da fé dos primeiros moradores. A obra é uma réplica da primeira igreja construída pela comunidade que foi substituída pela famosa igreja de pedra.