Na noite dessa quinta-feira, dia 19 de setembro, a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná e Unespar Campus de União da Vitória se mobilizaram para fortalecer a opção da língua estrangeira, ou seja, o espanhol. O encontro levou o tema #ficaespanholnoParaná.
Na ocasião estiveram presentes estudantes e professores do curso de Letras Espanhol, além de autoridades locais como o Chefe do Núcleo Regional de Educação, Carlos Polsin e representantes das Câmaras de Vereadores da região.
A língua espanhola é atualmente a segunda língua mais falada do mundo, sendo oficial em pelo menos 21 países, somando mais de 480 milhões de falantes nativos. O debate sobre o tema foi desde a disciplina curricular até a implementação de políticas públicas e linguísticas para o processo de ensino da língua estrangeira moderna.
Para o professor da língua espanhola da Unespar, Daniel Baez Brizieña, esse é o primeiro de muitos eventos. “Precisamos caminhar para que possamos dialogar sobre a língua espanhola e assim com essa ação coletiva assegurarmos o direito das instituições de ensino em oferecer a disciplina. Esse foi o primeiro evento, porém vamos continuar nesta luta”, comentou.
Uma ampla reflexão sobre implementação de políticas públicas no processo de ensino do Espanhol foi levantada pelo professor e presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná, Gilson Woginski “Um colegiado de letras, esses eventos podem sim, influenciar quem tem o poder de lei para obrigatoriedade e oferta do Espanhol nas escolas“, discursou.
A coordenadora do curso de Espanhol da Unespar, Silvia Delong, enalteceu o curso. “Temos hoje um grande evento, graças à participação de todos os alunos, professores e comunidade integrada nesta causa”, destacou.