/Bombeiro comunitário salva bebê de 1 ano e 4 meses que havia se engasgado

Bombeiro comunitário salva bebê de 1 ano e 4 meses que havia se engasgado

O final da tarde da última quinta-feira, dia 19 de dezembro, foi marcado por um ato heroico de um Bombeiro Comunitário. Em uma ação rápida, ele socorreu uma bebê de apenas 1 ano e 4 meses que se engasgou.

Cleiton Chaykowski é Bombeiro Comunitário da cidade de Porto União e está contratado como Bombeiro na Prefeitura de Matos Costa. Ele estava de folga quando foi surpreendido pela situação de emergência, a qual ocorreu na rua José Pioli, no Conjunto Bento Munhoz, em União da Vitória.

Foto: Cleiton Chaykowski, Bombeiro Comunitário de Santa Catarina.

Estava de folga em minha casa, quando vizinhos vieram gritando por meu nome e pedindo ajuda para uma criança de 1 ano 4 meses que encontrava-se com OVACE (obstrução das vias aéreas por corpo estranho“, contou o bombeiro. A criança estava inconsciente, sem respiração e cianótica e ele rapidamente iniciou os procedimentos de manobra de Heimlich.

Enquanto ele fazia os procedimentos, vizinhos foram instruídos a acionar a equipe dos Bombeiros de União da Vitória. A bebê identificada pelas inicias “R. B. T.”, voltou a respirar aos poucos, sendo encaminhada para o hospital APMI, aonde passou por avaliações médicas e só foi liberada nesse domingo, dia 22.

A mãe da bebê relatou que não havia alimentado a criança naquele momento e quando percebeu a mesma já estava engasgada. Por isso, não foi possível identificar exatamente como a bebê se engasgou.