/“Suspensão das aulas em todo o Paraná é a decisão mais acertada neste momento”, afirma Hussein Bakri

“Suspensão das aulas em todo o Paraná é a decisão mais acertada neste momento”, afirma Hussein Bakri

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) classificou como acertada a decisão do Governo em suspender as aulas em todo o Paraná, para evitar a contaminação por coronavírus. A medida, que vale para escolas e universidades públicas e privadas a partir da próxima sexta-feira (20), foi anunciada no fim da tarde desta segunda-feira (16) pelo Governador Ratinho Junior (PSD).

“Neste momento, é a medida mais correta a ser tomada a fim de reduzir ao máximo a propagação da doença. Agindo de forma preventiva, os resultados certamente serão mais eficazes. E, claro, cabe a cada um de nós seguir os cuidados básicos como lavar as mãos, usar álcool em gel, manter os ambientes ventilados”, afirmou Hussein Bakri, que também é Líder do Governo no Legislativo estadual.

O decreto governamental prevê ainda medidas como a suspensão das férias para servidores da saúde, segurança pública e Defesa Civil; o trabalho remoto para servidores acima de 60 anos, gestantes ou com doenças respiratórias; e a suspensão das visitas em hospitais e penitenciárias.

Cuidados básicos

A orientação da Secretaria da Saúde é a adoção de cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus: lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo das unhas; limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados; e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.

Além disso, também é necessário ficar atento ao que não fazer. É importante não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, talheres, canetas e celulares; evitar lugares com muita concentração de pessoas; não tocar o nariz, olhos e boca antes de lavar as mãos; e não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.

A transmissão do coronavírus costuma ser pelo contato com pessoas infectadas, por meio de secreções como gotículas de saliva, espirro tosse ou catarro. O vírus pode se disseminar por meio do toque ou aperto de mão ou pelo contato com superfícies ou objetos contaminados, como aparelhos eletrônicos, talheres, notas de dinheiro, entre outros.

Sintomas

Os principais sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são semelhantes ao de um resfriado, como febre, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal nos casos mais graves. Caso apresente os sintomas, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Além das unidades de saúde, o paciente também pode entrar em contato pelo telefone 0800 644 4414 ou pelo WhatsApp (41) 3330-4414.

O Governo do Estado e a Secretaria da Saúde acompanham os boletins nacionais em tempo real. As equipes de saúde e serviços estão preparadas para atender pacientes com sintomas iguais ou parecidos com os da doença, por meio de uma rede composta por unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento (UPAs), SAMU e um monitoramento efetivo dos vírus circulantes, o chamado serviço sentinela. São 51 pontos de vigilância permanente de vírus de síndromes respiratórias no estado.