A Secretaria de Saúde de Porto União segue protocolos estabelecidos na detecção de sintomas e possíveis pacientes que tenham contraído o Covid-19. Nesta estatística estão 18 pacientes que tem quadro clínico suspeito, mas que apenas, inicialmente, são monitorados. Se houver algum indício mais específico e se a pessoa teve contato com um infectado, coleta material e manda para o laboratório.
Casos de gripes e resfriados, aparentemente normais, são observados e acompanhados pelos profissionais da área da saúde. Com indicação de quarentena (isolamento preventivo). Se este paciente apresenta os sintomas característicos, passou por diagnóstico clínico e teve contato com infectado tem coleta de material para avaliação do exame laboratorial.
Somente um exame positivo de laboratório é que define se o paciente está ou não infectado. Positivo ou negativo. Apenas, um paciente de Porto União, mantido em isolamento, aguarda por este exame que ainda não foi revelado.
No caso de um paciente que estava em monitoramento, mas não teve contato com infectado apenas teve sintomas parecidos, se aguarda um prazo de isolamento e descarta, sem necessidade do exame de laboratório. Isso se o quadro não evoluir. Lembrando que os três casos do São Bernardo do Campo, neste enquadramento, foram descartados na manhã deste sábado (21).
Os casos que seguem em monitoramento pela secretaria de Saúde – por precaução, pois teoricamente têm sintomas apesar de não ter tido contado com infectados -, estão localizados da seguinte forma: 7 região central, 4 no Vice King; 4 no São Pedro; 2 na Área Industrial e 1 caso em Santa Cruz do Timbó.