Em reunião entre prefeitos do Planalto Norte, realizada em Canoinhas neste domingo (22), ficaram definidas algumas ações para tratar pacientes do Coronavírus da região. O Hospital Santa Cruz, da cidade, será referência para “sintomáticos e internamentos do Covid-19 e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs)”, conforme a assessoria de comunicação da prefeitura.
Enquanto isso, o hospital de Três Barras “será referência para serviços de obstetrícia e pediatria gerais e de Major Vieira para cirurgia geral”, segundo a assessoria. Além disso, ambos ficam na “retaguarda para internamentos clínicos”. Estas informações começam a dar o tom da possível gravidade a ser enfrentada nos próximos dias. Quanto menor à adesão da população aos decretos, maior a chance de contaminação com o novo vírus.
O município de Bela Vista do Toldo fará suporte com técnicos ou recursos de custeio com equipe referência, em Canoinhas, no Centro de Referência Covid-19 que terá atendimento 24 horas. Os serviços estão sendo organizados para garantir assistência integral aos pacientes suspeitos e atender demais demandas de urgência e emergência.
“Estamos unidos aqui em favor de cada família neste momento. Não vamos economizar recursos neste, mas de nada adianta se você não ficar em casa. Saiam somente para buscar alimentos. Ou peça por telefone! Evite ir ao posto de combustível. Não permitam que as crianças saiam às ruas para brincar. Esta pandemia está matando. Estamos tentando amenizar esta situação na região”, disse o prefeito de Canoinhas, Beto Passos. Serviço: Canoinhas tem o “disque saúde para orientações sobre Covid-19” no telefone (047) 3621-7758.