/PM acumula chamados por desobediência à decreto e aglomerações

PM acumula chamados por desobediência à decreto e aglomerações

Oficialmente não se confirma o número e nem o percentual de ações da Polícia Militar em Porto União e União da Vitória neste final de semana para dissolver aglomerações ou coibir práticas de acúmulo de pessoas em residências, espaços públicos e particulares. Mesmo com emissão de decretos municipais e estaduais que vedam a abertura da maioria dos comércios, o setor de segurança movimentou.

O prefeito Santin Roveda percorreu ruas com sistema de som em veículo pedindo pela permanência das pessoas em suas residências, o que pode indicar existência de cidadãos que não têm acatado recomendações e vedações frente às ações que visam a contenção do Covid-19. Carros das policias de União da Vitória e Porto União estiveram em local de lazer, parque e residências.

Em comum, o chamado por telefone para que verificassem locais com pessoas jogando cartas, churrasco com aglomeração de pessoas e, em outros casos, cidadãos se divertindo com som alto e festa. O lamento de muitos denunciantes é de que algumas pessoas não se sensibilizaram à gravidade do Coronavírus.

Existem estudos, reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde, que mostram duas situações claras. Quanto mais as pessoas ficarem em suas casas e evitarem qualquer tipo de aglomeração, bem como circular de forma desnecessária por ruas, menor pode ser o avanço do vírus. Ao passo que, a desobediência aos decretos que visam isso, pode duplicar a quantidade de infectados.