/Fotos publicadas em redes sociais de pessoas nas filas de agências bancárias podem resultar em processo judicial

Fotos publicadas em redes sociais de pessoas nas filas de agências bancárias podem resultar em processo judicial

Vêm gerando um grande debate nas redes sociais durante essa semana, as filas que se formam nas agências bancárias do Vale do Iguaçu. Por um lado, existe uma massa de internautas que estão divulgando fotos e vídeos onde aparecem várias pessoas nas filas. Por outro lado, outros internautas estão defendendo as pessoas expostas e pedindo para que não sejam mais divulgados este tipo de fotos.

Parem de tirar fotos das pessoas na fila da Caixa Econômica, se estão ali esperando horas e horas é porque precisam estar ali por inúmeros motivos! Ficam expondo pessoas, tirando sarro e postando “e o vírus” e mimimi! Falam em empatia e cadê?”, questionou uma internauta da rede Facebook.

 

Outro também ressalto que “só eles sabem o quão humilhante está sendo passar a noite na fila ou horas no sol para sacar esse dinheiro“, e continuou, “não os exponham fazendo piadinhas, criticando, desejando que fiquem doentes pela falta da máscara, de nada vai adiantar, alguns vão pela fome, pelo corte de água, da luz“, lembrou.

Diante do debate, a reportagem do Canal 4 TV levantou através do Departamento Jurídico que a exposição destas pessoas em redes sociais pode acarretar em problemas judiciais para o internauta que publicar ou compartilhar este tipo de imagem.

O Departamento Jurídico lembra que o uso indevido da imagem de terceiros, pode resultar em processo judicial na esfera cível por danos morais com condenação em penas pecuniárias. Por outro lado também há a configuração de crime de injúria, tipificado pelo artigo 140 do Código Penal, com pena de detenção de um a seis meses, ou multa.

Portanto, pessoas que estão nas filas e se sentirem ofendidas por sua imagem estar sendo divulgado, poderão sim processar judicialmente as pessoas que fizeram essas publicações. A orientação é que não sejam feitas essas publicações e que todos tenham empatia neste momento delicado que todo o Brasil está vivendo.

A Caixa também informou que agência União da Vitória irá abrir no sábado, dia 09, exclusivamente para atendimento as questões do Auxílio Emergencial. O atendimento será das 08h às 14h.