As chuvas intensas da semana passada deixaram estragos em vários pontos da região. Uma das cidades mais atingidas foi Bituruna, que na quinta-feira, dia 11, registrou fortes ventanias que derrubaram árvores e arrancaram parte da rede de energia elétrica.
O estrago foi tanto que muitos chegaram a considerar a ventania como a passagem de um tornado. A Defesa Civil do Estado do Paraná chegou a receber aberturas de protocolos de possíveis tornados na região, no entanto, não afirmou que se tratava do fenômeno.
O comandante da Defesa Civil, Capitão Anderson Gomes das Neves, informou para o Portal RBJ, que para afirmar o fenômeno é necessário uma confirmação sobre o assunto. Além de Bituruna, Palmas, Vitorino, Mangueirinha e Pato Branco também tiveram aberturas de procolos de possíveis tornados durante esse mês de junho.
Segundo o Portal RBJ, o SIMEPAR – Sistema Meteorológico do Paraná – está analisando o ocorrido através dos registros de seus radares de monitoramento hidrometeorológico utilizado para previsão de chuvas, vento e detecção de granizo, tempestades e vendavais, sendo que depois de coletar os dados via satélite poderá ter um parecer científico dos acontecimentos.