/Arrombamentos, furtos, roubos, fuga e preso solto por engano: mês de agosto foi turbulento no setor de segurança pública

Arrombamentos, furtos, roubos, fuga e preso solto por engano: mês de agosto foi turbulento no setor de segurança pública

A segurança pública nunca esteve tão turbulenta em União da Vitória como esteve neste mês de agosto. Moradores e comerciantes registraram situações delicadas e a onda de crimes chamou a atenção no Vale do Iguaçu.

Em um único mês, situações de arrombamentos e furtos, cometidos pelo mesmo rapaz que foi preso e solto diversas vezes, mostrou uma falta de sintonia entre a Polícia e o Poder Judiciário. A falta de sensibilidade por parte do Judiciário, inclusive, fez crescer na população o sentimento de impunidade.

Antes fosse somente isso. Comerciantes enfrentaram o medo e ficaram com o prejuízo diante de tantos casos de roubo a mão armada registrados em um único mês. É o caso dos roubos na ótica, correspondente Caixa, posto de gasolina, e loja de produtos alimentícios. Crimes cometidos quase sempre pelas mesmas duplas e em plena luz do dia.

A Polícia Militar diariamente desempenha seu trabalho nas ruas, mas problemas no setor de comunicação, muitas vezes impedem que o bom trabalho prestado nas ruas seja reconhecido pela população e, obviamente, fortalecem de certa forma a criminalidade, que se vê livre para fazer o que bem entender.

Além disso, o setor carcerário do Departamento Penitenciário – DEPEN também esteve com problemas. Um detento conseguiu fugir de uma das alas e o caso foi mantido em sigilo em um primeiro momento. Um dia depois, um detento acusado de homicídio há poucas semanas foi solto por engano. Por sorte, ele retornou para a cadeia pública ainda na mesma noite.