O Instituto Ambiental do Paraná – IAP realizou através da equipe Regional de União da Vitória uma fiscalização na região de Porto Vitória durante a manhã desta quarta-feira, dia 30 de setembro, a qual resultou em notificações.
A fiscalização ocorreu devido as denúncias recebidas de que haveria pescadores praticando a pesca da espécie de Dourado, os quais estavam sendo mortos. Nesta época, os Dourados sobem mais próximo da margem e devido ao baixo nível do rio, sua captura se torna mais facilitada.
No local, a equipe ambiental flagrou a presença de vários pescadores, os quais foram abordados e orientados em relação à situação ambiental, sendo reforçado a existência da Lei 19.789 de 2018, a qual proíbe a captura, venda e comercializado da espécie até 2026. Na ocasião, a equipe ambiental encontro peixes mortos e os responsáveis foram notificados e deverão comparecer no órgão nesta sexta-feira para autuação.
O IAP ainda lembrou que a partir do dia 1º de novembro, está proibida a pesca de todas as formas, uma vez que se inicia o período de Piracema. Quem desrespeitar a Lei poderá ser notificado e ainda perder seu material de pesca.