O adolescente, Jonathan Lima, de 15 anos de idade, precisa da sua ajuda para realizar um procedimento cirúrgico visando melhorar a sua qualidade de vida. O garoto foi diagnosticado com paralisia cerebral quando tinha 1 ano de idade.
Segundo a família, Jonathan nasceu prematuro e pesando pouco mais de 1.800 kg. Ele ficou internado por um mês na UTI Neonatal e quando completou seu primeiro ano, foi diagnosticado com a paralisia devido a falta de oxigênio na hora do parto. A família desde então, vem lutando contra a doença que impede o garoto de ter uma vida normal como a de outro jovem da mesma idade. Ele realiza fisioterapias e equoterapias neste período.
Recentemente, durante uma consulta a família recebeu uma injeção de esperança ao ter conhecimento sobre um procedimento cirúrgico chamado Rizotomia Dorsal Seletiva, para o tratamento da espasticidade que é uma alteração no tônus muscular (contração de músculos), a qual se manifesta como uma rigidez exagerada e que impede o garoto de fazer atividades diárias como andar, comer e falar, por exemplo.
O detalhe é que essa cirurgia não é realizada pelo Sistema Único de Saúde – SUS e, por isso, a família terá de buscar apoio de amigos e da comunidade em geral para levantar o valor do procedimento que custa R$ 60 mil reais.