/Covid-19: cidades do Paraná recebem alerta para monitorar estoques de oxigênio

Covid-19: cidades do Paraná recebem alerta para monitorar estoques de oxigênio

Todas as prefeituras da região, assim como de todo o Paraná receberam durante essa semana, uma notificação do Governo do Estado, alertando para que sejam monitorado os seus estoques de oxigênio.

Foto: Américo Antonio/SESA

Conforme o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, a rede hospitalar do Paraná está entrando em colapso, fazendo abrir mais uma corrida pela ativação de leitos. A informação também é de que alguns hospitais já não estão mais recebendo pacientes por estarem superlotados.

“Enviamos ofício para todos os municípios para que alinhem suas expectativas de acordo com a sua realidade de distribuição nas estruturas de saúde que utilizam oxigênio e que estejam preparadas para o atendimento com aumento de demanda”, disse Beto Preto à Agência Estadual de Notícias.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que no fim de semana algumas cidades registraram problemas logísticos no fornecimento de oxigênio a pacientes com Covid-19, os quais acabaram resolvidos sem maiores problemas. Pensando em evitar que isso se repita, a orientação da Sesa é de que as prefeituras reavaliem seus contratos de fornecimento para que não sejam surpreendidas.

Até o momento, a Sesa afirma que não houve falta de oxigênio para atender os pacientes, porém, o gestor em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, já afirmou que se o quadro continuar piorando há possibilidade de faltar o insumo.