/Projeto de Lei do vereador Ednilson Godoy para inserção do símbolo do TEA indicando atendimento prioritário é sancionado pelo prefeito

Projeto de Lei do vereador Ednilson Godoy para inserção do símbolo do TEA indicando atendimento prioritário é sancionado pelo prefeito

Durante essa segunda-feira, dia 24, o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, sancionou e tornou lei o projeto que dispõe sobre a inserção do Símbolo Mundial do Espectro Autista nos estabelecimentos públicos da cidade, indicando o atendimento prioritário.

O projeto é de autoria do vereador Ednilson Godoy (PV), com apoio de destaque dos vereadores, Valdecir Ratko, Cordovan de Melo Neto e André Henik. O projeto atendeu a um pedido da Associação Autismo Sem Barreiras. Depois de apresentado na casa de leis, o projeto foi aprovado por unanimidade de votos. O vereador comemorou a sanção de seu projeto. “Um momento de grande conquista para toda a comunidade de pessoas com TEA (transtorno do Espectro Autista)”, enfatizou Ednilson Godoy.

Com o projeto sancionado, os estabelecimentos como supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, casas lotéricas e similares deverão se adequar no prazo de 90 dias, sob pena de sanções e multas para o não cumprimento. O autismo é uma síndrome que se apresenta geralmente na infância, levando a dificuldade de interação social, déficit de comunicação social e padrões diferenciados de comportamento, frequentemente associados a dificuldades de aprendizado.

Como destacado pelo vereador, ainda quando buscava a aprovação do projeto, “as placas de atendimento prioritário normalmente trazem a figura de um cadeirante. Ocorre que as pessoas com TEA nem sempre possuem limitação física e a utilização destes atendimentos prioritários sem essa indicação gera desconforto para o autista e seus acompanhantes“, explicou o vereador.