Faleceu hoje, dia 11, por volta das 4 horas da madrugada, o padre Bohdan Fleituch, aos 85 anos. Ele morreu por complicações decorrentes da Covid-19, segundo publicações feitas na rede social da Paróquia São Basílio Magno, de União da Vitória. Por conta das orientações para a saúde, não houve velório. O sepultamento foi realizado após o almoço, no Cemitério Jardim da Saudade.
“Nossa eterna gratidão pela linda missão do Pe. Bohdan aqui na Paróquia São Basílio Magno e por todos os lugares que ele passou em nossa Metropolia Católica Ucraniana São João Batista”, disse o último post sobre a notícia, na rede social da Paróquia.
SOBRE O RELIGIOSO
Bohdan Fleituch nasceu na colônia Vitória, em União da Vitória. Foi batizado na Igreja Sagrado Coração de Jesus e crismado na Igreja São Pedro e São Paulo. Em 1954, ingressou no Seminário Menor de Prudentópolis. Concluindo o Noviciado em 1956, foi para Roma, onde trabalhou como cozinheiro na Cúria Geral Basiliana por quatro anos. Voltou ao Brasil em definitivo em 1968. Entre os anos de 1972 a 1977, estudou no Colégio Miguel Farah em Porto União e sempre teve como meta, o sacerdócio. Em 1981, falou sobre seu propósito com Dom Efraim, que o admitiu no Seminário Maior São Josafat de Curitiba. Fez Teologia no StudiumTheologicum dos Padres Claretianos de Curitiba, em 1984.

Foi ordenado diácono em abril daquele ano, na Catedral São João Batista, Curitiba e em agosto, sacerdote na Igreja São Basílio. Passou por várias paroquias até finalmente, em 2004, por conta de problemas de saúde, ir morar com sua mãe exercendo, o quanto possível, as funções pastorais junto à Paróquia São Basílio Magno. Em 2008, foi nomeado Coadjutor da Paróquia São Basílio Magno, exercendo as funções sacerdotais dentro de suas possibilidades pessoais, novamente, pelas condições de saúde.