/Comunidade Ucraniana lamenta a morte do padre Bohdan Fleituch

Comunidade Ucraniana lamenta a morte do padre Bohdan Fleituch

Faleceu hoje, dia 11, por volta das 4 horas da madrugada, o padre Bohdan Fleituch, aos 85 anos. Ele morreu por complicações decorrentes da Covid-19, segundo publicações feitas na rede social da Paróquia São Basílio Magno, de União da Vitória. Por conta das orientações para a saúde, não houve velório. O sepultamento foi realizado após o almoço, no Cemitério Jardim da Saudade.

“Nossa eterna gratidão pela linda missão do Pe. Bohdan aqui na Paróquia São Basílio Magno e por todos os lugares que ele passou em nossa Metropolia Católica Ucraniana São João Batista”, disse o último post sobre a notícia, na rede social da Paróquia.

SOBRE O RELIGIOSO
Bohdan Fleituch nasceu na colônia Vitória, em União da Vitória. Foi batizado na Igreja Sagrado Coração de Jesus e crismado na Igreja São Pedro e São Paulo. Em 1954, ingressou no Seminário Menor de Prudentópolis. Concluindo o Noviciado em 1956, foi para Roma, onde trabalhou como cozinheiro na Cúria Geral Basiliana por quatro anos. Voltou ao Brasil em definitivo em 1968.
Entre os anos de 1972 a 1977, estudou no Colégio Miguel Farah em Porto União e sempre teve como meta, o sacerdócio. Em 1981, falou sobre seu propósito com Dom Efraim, que o admitiu no Seminário Maior São Josafat de Curitiba. Fez Teologia no StudiumTheologicum dos Padres Claretianos de Curitiba, em 1984.

Desde a década de 80, religioso teve como propósito o trabalho sacerdotal

Foi ordenado diácono em abril daquele ano, na Catedral São João Batista, Curitiba e em agosto, sacerdote na Igreja São Basílio. Passou por várias paroquias até finalmente, em 2004, por conta de problemas de saúde, ir morar com sua mãe exercendo, o quanto possível, as funções pastorais junto à Paróquia São Basílio Magno. Em 2008, foi nomeado Coadjutor da Paróquia São Basílio Magno, exercendo as funções sacerdotais dentro de suas possibilidades pessoais, novamente, pelas condições de saúde.