Durante a sessão ordinária da Casa de Leis de União da Vitória dessa segunda-feira, dia 14, foi apresentado um requerimento solicitando para a prefeitura um estudo para criação de uma “Casa de Passagem”, a qual teria como objetivo atender pessoas que se encontram em situação de risco social.
Um dos autores deste requerimento foi o vereador, Ednilson Godoy (PV), o qual destacou a importância desta casa, especialmente, para atender pessoas que estão na rua. “Essa casa de passagem ou abrigo, é importante para dar assistência para moradores de rua, para pessoas que vem de outra cidade e ficam alguns dias por aqui sem ter condições de retornar para suas cidades e não tem onde ficar. Hoje em dia, quando é encontrado um morador de rua, ele vai para a UPA, passa por uma avaliação e se não tiver nenhum problema, retorna para a rua. Estamos preocupados agora com o inverno, esse período frio”, expôs o vereador.
O requerimento foi apresentado em parceria com a vereadora Thays Bieberbach (PT), aonde os vereadores destacaram que a instituição é de acolhimento, e por isso, oferece um serviço de assistência social que é segundo a Lei Orgânica de Assistência social e a Norma Operacional Básica aprovada pelo Conselho Nacional de Assistências Social.
Na justificativa, eles enfatizaram que já existe o CRAS e o abrigo, que estão dentro da Secretaria de Assistência Social, mas não comporta moradores de rua, sejam adultos e famílias em situação de riso.