Foi aprovada pelo legislativo municipal e já sancionada pelo prefeito Bachir Abbas, a lei que institui o Programa de Guarda Subsidiada Provisória de União da Vitória. A partir de agora, crianças e adolescentes os quais as famílias de origem estão por algum motivo incapaz de fazer o acolhimento, poderão ser acolhidas por parentes próximos com os quais eles já convivem e mantêm vínculos de afinidade e afetividade, evitando, assim, sua ida para um abrigo.
A lei regulariza a guarda e o repasse de um valor mensal para auxiliar a família no custeio de despesas geradas com os cuidados dessas crianças e adolescentes acolhidas. De acordo com a Presidente do Conselho do Direito da Criança e do Adolescente, a assistente social, Simone Sacks, atualmente o município já atende 20 crianças que estão acolhidas em 12 famílias.
Através do programa, além do subsídio financeiro, a criança e o adolescente continuam convivendo dentro do seio familiar, o que segundo estudos é mais saudável para o desenvolvimento pleno do que a permanência em acolhimento institucional.
O programa será gerido pela Secretaria de Assistência Social do Município de União da Vitória, que também fará todo o acompanhamento com a equipe técnica do Serviço de Acolhimento.