/Em sua estreia no legislativo de Porto União, Storck apresenta indicações, projetos e tem sugestão de moção aprovada

Em sua estreia no legislativo de Porto União, Storck apresenta indicações, projetos e tem sugestão de moção aprovada

A 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Porto União realizada nessa segunda-feira, dia 09 de agosto, marcou a estreia do jornalista e maestro Marcelo Storck (PL) no legislativo de Porto União.

Convocado como primeiro suplente pelo período do afastamento de 50 dias solicitado pelo titular, Walbert de Souza, o vereador usou de todo espaço possível. “Será intenso, haja vista que é um prazo curto, bem por isso preciso dar meu máximo e é natural tal volume”, ressaltou.

Marcelo apresentou dois projetos. O primeiro (010/2021) denomina uma das ruas do município de Porto União de Solange Pinto. A homenagem à amiga, colega de partido e uma das idealizadoras da Festa Nacional do Steinhaeger que faleceu em 21 de maio deste ano está em tramitação.

O outro (01/2021) é um projeto de resolução que propõe a criação da “Procuradoria da Mulher no âmbito da Câmara de Vereadores. Sem ônus para o município, a Procuradoria da Mulher tem o objetivo de zelar pela participação mais efetiva das mulheres nos órgãos e nas atividades legislativas e também fiscalizar e acompanhar programas governamentais, receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher e cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos da mulher.

Indicações

Storck também apresentou indicações ao executivo. Uma solicitando que o município reative convênio de fomento com Instituto Sempre Incentivando Música – SIM, do qual é fundador e para o qual foi convidado a retornar em 2021 pelo seu corpo docente, bem como, finalmente, destine uma área para a que a entidade possa construir sua sede própria. “Já se vão 15 anos desta espera”, pontuou.

Mirante 

O vereador Marcelo Storck apresentou também a sugestão de valorização do complexo turístico rural, “de paisagens lindas e momentos históricos fabulosos” (sic). Nisto, lembrou do quase desperdiçado episódio do “O Astronauta do Maratá” que foi estímulo para a ideia de construção de um mirante, semelhante ao da Serra da Dona Francisca, para a partir dele vislumbrar-se o vale do rio Pintado do alto da serra na vicinal de acesso à comunidade do Maratá (foto de capa), que comemora seu centenário em setembro. “Até, quem sabe, unindo a temática do espaço com o enigmático episódio histórico do nosso astronauta, causando assim ainda maior interesse turístico. E me disponho a ajudar na busca de recursos se assim for considerado válido”, disse Storck.

Outra indicação foi para que o município de Porto União proceda sua adesão à campanha nacional “SINAL VERMELHO CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”, que é a conhecida campanha do “X vermelho” anotado na palma da mão como forma de denúncia silenciosa em casos de agressão. “Apenas de julho de 2020 até julho de 2021 a DPCAMI de Porto União instaurou 113 inquéritos com 30 autos de prisão em flagrante”, destaca o vereador.

Fazendo coro a outros vereadores, ainda indicou que o Executivo Municipal apresente um Programa de Refinanciamento Fiscal para promover a regularização de débitos de contribuintes.

Moção aprovada

Estreando com muita força, Storck teve por fim aprovada por unanimidade a “Moção de Aplausos” que indicou para a Associação Atlética Iguaçu que, no próximo domingo, festeja seu cinquentenário. “Cumprimento pela iniciativa, Marcelo, pois cresci dentro do Iguaçu” disse o vereador e 1º secretário NeilorGrabovski (MDB).

Também diretor de comunicação do Iguaçu, Storck foi elogiado pelo líder do governo municipal, Luís Alberto Pasqualin (PSDB): “Essa diretoria está fazendo um trabalho fantástico. Parabéns pela proposta da Moção”, disse o tucano.