O museu comunitário da “Casa Sanber”, situado na cidade de Bituruna vai participar da 15ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), uma ação anual com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema.
O tema escolhido para a ação foi “Museus; Perdas e Recomeços”, inspirado pelo poema “Resíduos”, de Drummond, vem para nos lembrar das perdas, porém, mais que isso, nos faz refletir sobre os recomeços. O evento acontece nos dias 25 e 26 de setembro, das 14 às 15h30 e será gratuito, aberto à todos os públicos.
Motivada para o evento a Casa Sanber é um exemplo que representa muito bem o tema escolhido. A história de recomeço das famílias Sandi e Bertoletti se confunde com a história da cidade e do museu mantido pela família, na propriedade onde se situa uma vinícola. A Casa Sanber busca preservar e promover uma construção arquitetônica exemplar que pode ser considerada patrimônio histórico da cidade e região.
Mantendo características originais, o espaço conta com mobiliário, objetos e utensílios de época que são amplamente apresentados aos visitantes que busquem mais que conhecer a história do vinho. O espaço trata da manutenção das memórias e a difusão histórica local junto de turistas, grupos privados e estudantes de escolas públicas e privadas, colaborando para que as gerações atuais e futuras possam conhecer a história do município e de sua população, garantindo assim o forte senso de preservação que advém do pertencimento.