/Mascote do projeto Amiguinhos do Tratamento faz aniversário e data marca campanha especial

Mascote do projeto Amiguinhos do Tratamento faz aniversário e data marca campanha especial

Quando você faz aniversário, além do tradicional ‘Parabéns’, você recebe abraços, ligações, carinho e claro, presentes, certo? A história que o Canal4 vai te contar é um pouco diferente.

“Marcinha”, a mascote feminina do projeto Amiguinhos do Tratamento, fez aniversário agora em outubro e para marcar a data, ela pediu algo diferente. Ao invés dos embrulhos, alimentos e produtos de higiene. Toda a arrecadação, coletada até o dia 31 em alguns pontos de venda das Cidades Irmãs, será entregue às famílias que procuram a entidade e também aos abrigos/casas já assistidas voluntariamente pelos também voluntários da causa oncológica.

Mas, por trás da mascote fofa e cor de rosa, está a verdadeira mentora dessa ideia: Marcia Moller Komar. Ela foi a primeira madrinha do projeto, foi homenageada com o batismo da mascote que recebeu seu nome, paciente oncológica e amiga do fundador do Amiguinhos, Vilton Ksionskéwicz. Ele enfrentou o câncer por anos e faleceu em agosto de 2020. A ideia de criar amiguinhos para ajudar no tratamento – daí o nome do projeto – foi dele. “Na hora que estava transplantando, um amigo muito especial chamado Marcelo Schwan, me deu um boneco dizendo que aquele seria meu companheiro de quarto. Até então achei uma bobagem, mas esse bonequinho foi mesmo um companheirão, durante e depois do internamento, pois fiquei isolado por alguns dias e era com quem eu conversava pra passar o tempo. Daí surgiu a ideia de criar um amiguinho para quem está em tratamento e levar um pouco de fé e esperança”, postou Viltou na época, em sua rede social.

Os amiguinhos são personagens feitos de tecidos, carequinhas, menino e menina. Os carequinhas, chamados assim carinhosamente, são doados aos pacientes oncológicos e servem ao propósito do projeto: servir de companhia, de alegria e de esperança. A manutenção da confecção do brinquedo é feita por padrinhos e madrinhas e ajuda o projeto a se manter e também garante a compra de mais alimentos e outros itens de necessidade para novas doações. “Nosso projeto é uma ação de formiguinha. A gente doa o que a gente recebe, passamos para quem precisa e assim todos se ajudam”, conta Márcia.

Marcia – ou Marcinha – conta que a vontade de pedir doações como presente surgiu diante da demanda ainda maior por conta da pandemia. “Vimos o quanto a pandemia agravou a situação. Está tudo caro! O Vilton sempre fazia as campanhas e agora, como é meu aniversário, eu já tinha falado que queria ajudar o projeto. Quando o Vilton era vivo, ele fazia algo parecido no mês de dezembro para arrecadar brinquedos. Então, decidimos fazer”, sorri.

Para participar é bem simples: basta ir até os pontos de arrecadação e levar a doção. Estão sendo recebidos alimentos e produtos de higiene. “Meu maior presente serão as doações e tenho certeza que serão muitas”, diz, otimista, Márcia. Neste aniversário, a surpresa da festa será o sorriso de quem mais precisa.

SERVIÇO
Pontos de arrecadação
Farmácia Iguaçu anexa ao Mercado Bahniuk (Navegantes) e anexa ao Superpão (São Bernardo), na KNN e nas ruas Rigoleto Conti, 255, e Reinaldo Coutinho, 45, no São Pedro. Outras informações no 44 9 9727 2352.