/“Um momento especial para todas as mulheres”, diz Alandra Roveda após a sanção da Lei do “Código de Sinal Vermelho”

“Um momento especial para todas as mulheres”, diz Alandra Roveda após a sanção da Lei do “Código de Sinal Vermelho”

“Um momento especial para todas as mulheres que terão mais essa ferramenta para combater a violência doméstica”, destacou a vereadora Alandra Roveda, que participou do momento em que a Lei do “Código de Sinal Vermelho” foi sancionada pelo prefeito Bachir Abbas.

A lei que passa a valer em União da Vitória foi sancionada durante a manhã dessa quarta-feira, dia 03, no gabinete do prefeito. A lei de autoria da vereador Alandra Roveda institui o programa de cooperação e código sinal vermelho, como forma de pedido de socorro, ajudando mulheres em situação de violência doméstica ou familiar.

Através desta lei, a vítima pode sinalizar e efetivar o pedido de socorro em estabelecimentos comerciais, expondo a mão com uma marca em seu centro, na forma de um “X”, feita preferencialmente na cor vermelha. O protocolo básico do programa consiste em que, ao identificar o pedido de socorro e ajuda, o atendente do estabelecimento, colete o nome da vítima, seu endereço ou telefone e ligue imediatamente para a Polícia Militar.