/25 de novembro: Dia nacional do doador de sangue

25 de novembro: Dia nacional do doador de sangue

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar vidas. Em cada doação, uma pessoa doa em torno de 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar até quatro vidas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação. Além disso, doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis.

Para reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem, o dia 25 de novembro é considerado o Dia Nacional do Doador de Sangue.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias, períodos em quem os hemocentros operam com menos que o mínimo necessário.

O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias, somando até quatro doações no período de 12 meses. Já as mulheres, em decorrência do fluxo menstrual, podem doar em um intervalo de 90 dias, totalizando três doações durante o ano.

 Hemepar

No Paraná, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), unidade da Secretaria de Estado de Saúde, é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

O Hemepar atua em rede, por meio de unidades localizadas no interior do Estado do Paraná. Confira aqui: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Hemepar-Centro-de-Hematologia-e-Hemoterapia-do-Parana.

 Como doar sangue

Com o objetivo de estimular a doação de sangue, Vanderlei Woznei, instrutor do curso Técnico em Enfermagem do Senac União da Vitória, esclarece as principais dúvidas em torno desse gesto. Ele menciona que para ser doador é preciso, em primeiro lugar, estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar no mínimo 51Kg; estar alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa e o consumo bebidas alcoólicas nas 4 horas que antecedem a doação), mas não pode estar em jejum por mais de 4 horas.

Impedimentos

Woznei cita alguns impedimentos temporários à doação: tosse persistente há mais de 15 dias; diarreia persistente (mais de 7 dias nos últimos 30 dias); febres sem razão aparente, por mais de 10 dias; ter feito tatuagem, micropigmentação e piercing nos últimos seis meses (se piercing genital ou oral, só é possível doar sangue 12 meses após a retirada do mesmo); durante a gravidez e 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; 12 meses após botox e pressão alta (acima de 180x100mmHg), entre outros.

Vacina contra a Covid-19

O intervalo para doação de sangue após a vacina contra a Covid-19 é pequeno e não chega a ser um empecilho: quem tomou a Coranovac/Butantan pode doar após o prazo de 48 horas e nas demais vacinas (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, Pfizer/BioNTech, Janssen/Johnson & Johnson) o intervalo de 7 dias após o recebimento. É imprescindível a apresentações do seu comprovante de vacinação para ser avaliado pelo triador.

Papel do técnico de enfermagem

Segundo o instrutor do Senac, o técnico de enfermagem tem papel importante na hemoterapia. É ele quem fará o procedimento da coleta do sangue. E não é preciso ter medo da agulhada. Mesmo sendo um cateter calibroso, para garantir a extração do sangue, os profissionais técnicos em enfermagem são capacitados para minimizar as dificuldades desse tipo de procedimento.

“O curso Técnico em Enfermagem alia teoria e prática. O aluno não vai para campo de estágio sem receber todas as orientações de como realizar o procedimento, desde as técnicas corretas para punção do vaso sanguíneo, ângulos de inserção da agulha, assepsia da pele, além do aspecto da humanização, pois esse profissional dará todo apoio psicológico para o doador durante o procedimento, explicando o que será feito para que a pessoa se sinta segura ao longo da doação”, explica.

O procedimento todo de triagem e doação pode levar até 40 minutos e não oferece qualquer risco ao doador. Que tal aproveitar o dia de hoje para ajudar a salvar vidas? Saiba como e onde doar sangue pelo site: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue.

Curso Técnico em Enfermagem do Senac

O Senac União da Vitória está com inscrições abertas para a turma de 2022 do curso Técnico em Enfermagem.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM – 1.800h

08/03/2022 a 10/09/2024

19h às 22h | seg a sex

Clique aqui para mais informações:

https://www.pr.senac.br/cursos/?ehtec=1&uep=18&tc=202200002