/É possível, sim, ter uma alimentação saborosa mesmo sendo diabético

É possível, sim, ter uma alimentação saborosa mesmo sendo diabético

Nutricionista e instrutora do Senac dá algumas dicas de alimentação saudável para a prevenção e para o tratamento da diabetes.

A diabetes é uma doença crônica que afeta cerca de 463 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo mais de 16 milhões de brasileiros. Ela é causada pela produção insuficiente ou ainda a má absorção da insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

Mas em muitos casos, não há necessidade da utilização de medicação. Uma alimentação saudável e adequada é o principal caminho para a prevenção e para o tratamento da diabetes.

Para tirar as várias dúvidas que surgem sobre o tema, seja do próprio diabético ou de seu cuidador – que pode ser inclusive um profissional técnico em enfermagem que realiza atendimento domiciliar –, a nutricionista e instrutora do Senac, Hellen Suleman Miranda Honda, dá algumas dicas de alimentação. Confira:

CONSUMO DE FRUTAS:

Frutas são naturais, saudáveis, ricas em vitaminas e sais minerais, porém possuem a frutose que é o açúcar natural, portanto não podem ser consumidas à vontade, nem pela população em geral e principalmente pelos diabéticos. A diabetes é uma doença que dificulta a conversão do açúcar em energia, com isso o açúcar fica disponível na corrente sanguínea o que pode ocasionar uma série de problemas.

Portanto, os diabéticos precisam ter atenção ao comer as frutas, preferir as frutas de menor índice glicêmico.

O índice glicêmico (IG) é um valor dado aos alimentos com base na velocidade com que os níveis de glicose (açúcar) aumentam no sangue após sua ingestão. Ou seja, é uma medição que indica maior ou menor potencial de um alimento de elevar a glicemia.)

Dar preferência as frutas in natura ao invés de sucos, concentrados ou até mesmo os naturais, pois para fazer um copo de suco de laranja usamos aproximadamente 4 laranjas, o que eleva a concentração de açúcar no organismo, e ao espremer as frutas as fibras vão embora.

As frutas in natura devem ser consumidas com casca, pois possuem fibras substâncias que não deixam o açúcar ser disponibilizado tão rápido na corrente sanguínea.

Outra estratégia importante é o fracionamento do consumo ao longo do dia e a adição de oleaginosas, aveia, chia, linhaça, que podem retardar a absorção de todo o carboidrato.

ALIMENTOS DIET E LIGHT:

Alimentos diet e light não devem ser consumidos à vontade. De acordo com a legislação, esses produtos são utilizados na designação de alimentos para fins especiais.

Os produtos diet são aqueles que não possuem um ou mais nutrientes na sua composição, não necessariamente possuem valor calórico reduzido. Exemplo clássico é o chocolate diet, que não possui açúcar, porém a indústria compensa a falta do açúcar com a utilização de gorduras, o que torna esse produto mais calórico do que o produto convencional, indicado, portanto, para diabéticos. Porém não é indicado em caso de diabéticos e outras pessoas que queiram restringir a quantidade de calorias, visando diminuir seu peso corporal.

Outros produtos podem não conter açúcar, mas são compensados com sal. Assim, caso o diabético também seja hipertenso, a substituição do produto tradicional para o diet também não será interessante.

Já os alimentos light são aqueles que devem ter, no mínimo, 25% menos de algum componente calórico, seja açúcar, gordura, sal, entre outros. São aqueles que apresentam a redução de qualquer um de seus componentes (açúcar, gordura, proteína), tendo como referência o produto do mesmo tipo.

A pessoas precisam estar atentas à leitura dos rótulos dos alimentos e ter um acompanhamento específico de um médico e nutricionista.

O equilíbrio na dieta e o entendimento sobre os alimentos dietéticos é fundamental, para a qualidade de vida do paciente.

CARBOIDRATOS:

Restringir Carboidratos é o mais importante na dieta do diabético. Mas restringir demais o carboidrato do cardápio não costuma ser recomendado, devido ao perigo de ocorrer a hipoglicemia, podendo trazer vários prejuízos para o paciente, principalmente as crianças, o que pode prejudicar até seu desenvolvimento.

O que deve ser priorizado é o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas com casca, vegetais frescos e cereais integrais, que devem ser ingeridos com moderação, pois mesmo sendo saudáveis, têm carboidratos que, em excesso, aumentam o açúcar do sangue.

Dar preferência de consumo de alimentos contendo fontes de gorduras boas, tais como azeite de oliva, abacate, castanhas e salmão.

A instrutora do Senac finaliza dizendo que é possível, sim, ter uma alimentação saborosa mesmo sendo diabético, fazendo o consumo desses alimentos com moderação e tendo o máximo de informação e acompanhamento médico e nutricional.

Curso Técnico em Enfermagem do Senac

O Senac União da Vitória está com inscrições abertas para a turma de 2022 do curso Técnico em Enfermagem.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM – 1.800h

08/03/2022 a 10/09/2024

19h às 22h | seg a sex

Clique aqui para mais informações: https://www.pr.senac.br/cursos/?ehtec=1&uep=18&tc=202200002