/LUTO: Morre Alzira Domingos. Entusiasta da cultura local

LUTO: Morre Alzira Domingos. Entusiasta da cultura local

Faleceu hoje, dia 07, Alzira Domingos, entusiasta da cultura local e especialmente das raízes árabes, a qual era descendente. As causas da morte não foram divulgadas ainda, mas, até o que apurou a reportagem do Canal 4 TV, o corpo de Alzira será velado e sepultado amanhã, 8, na Capela Santa Rita, em Porto União.

Alzira vinha de uma família de 11 irmãos, era solteira e morava no centro de Porto União, na rua Prudente de Moraes, em um apartamento que tinha como inscrição nome do seu irmão, Aniz, por quem Alzira tinha enorme carinho. A repórter Mariana Honesko, por diversas vezes, entrevistou Alzira, especialmente durante o projeto de construção do Museu e Biblioteca na divisa dos municípios, próximo à praça do Contestado. Aliás, foi por conta da obra que seu nome e sua paixão pela cultura se tornaram conhecidos na região de União da Vitória e Porto União.

O museu, iniciado em outubro de 2010, originalmente abrigaria uma biblioteca, mas, com o tempo, os rumos mudaram. Alzira acabou reunindo um grande acervo de peças e material histórico. A construção, desenhada pelo engenheiro Adailton Lehrer, tem cerca de 300 metros quadrados. Ela revela traços finos e um interessante chafariz em sua fachada. O museu mescla cultura com a vontade de Alzira em homenagear um de seus 11 irmãos, o também professor, já falecido, Aniz Domingos. “Na época, ele tinha a maior biblioteca particular da região”, contou Alzira em uma das entrevistas, com orgulho. Aniz morreu em 1994.

Alzira visitava a obras todos os dias e ao falecer, deixa uma lição de apreço pela família e cultura.