/Aumento de 410% nos atendimentos na UPA é o grande motivo da demora

Aumento de 410% nos atendimentos na UPA é o grande motivo da demora

O momento é delicado. Nesta quinta-feira, dia 27, a diretora geral da Secretaria de Saúde, Andrea Duarte, como porta voz do Secretário de Saúde, Fernando Ferencz, e do prefeito, Bachir Abbas, expôs em uma coletiva de imprensa, a situação alarmante que a saúde pública de União da Vitória está enfrentando.

Pelas redes sociais, diversos moradores vêm manifestando insatisfação com a demora para ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, aonde por muitas vezes os pacientes precisam ficar por mais de seis horas à espera de atendimento.

Diante de tantas críticas, a coletiva de imprensa promovida no gabinete do prefeito ocorreu, justamente, como forma de dar ciência à população quanto a real situação da pandemia que vive seu momento mais abrasivo no Vale do Iguaçu.

Toda a demora que vem sendo criticada, se dá em razão de um aumento de 410% nos atendimentos da UPA. “Desde 01 de dezembro de 2021 até o dia de ontem (26 de janeiro) teve 410 % de aumento na procura de atendimentos para Covid-19”, contou a diretora.

Na primeira semana de dezembro, a UPA registrou 299 consultas de pacientes com sintomas de Covid-19. Na última semana de dezembro foram 278 consultas e entre os dias 16 à 26 de janeiro deste ano, foram mais de 1.800 consultas.

Além dessa alta no número de consultas, a diretora explicou que à todo um processo pelo qual o paciente é submetido. “Não é simplesmente chegar, triar, coletar material, passar na consulta médica e ser liberado, todo paciente positivado tem um protocolo a ser seguido e precisamos seguir isso a risca”, destacou.

Neste momento delicado, a diretora destaca que é muito importante que a população colabore com a saúde pública. “Aumentamos o número de pessoas atendendo, mas o volume é muito maior do que nós podemos ofertar para a população. então pedimos a colaboração da população”, enfatizou a diretora, que completou, “se está com sintomas leves, ou teve contato com alguma pessoa, mas não apresenta sintomas nenhum, nesse momento de grande fluxo a gente pede que por gentileza não vão na UPA só para coletar exame, a gente precisa ter esse apoio da população pois não temos como otimizar e agilizar para que as pessoas não fiquem tanto tempo aguardando atendimento”, pediu.