/Cidade do Planalto Norte Catarinense pode ter novas eleições antes de outubro

Cidade do Planalto Norte Catarinense pode ter novas eleições antes de outubro

O presidente da corte do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – TRE, Leopoldo Augusto Brüggemann, se manifestou ainda no mês de junho, indicando que pode haver novas eleições na cidade de Canoinhas, no Planalto Norte Catarinense, antes mesmo de outubro.

Foto: Sessão do TRE-SC de 26 de junho de 2022

Na fala, Brüggemann diz que “a gente vai deliberar (…) porque não dá pra fazer (com) as eleições gerais. Vamos fazer antes da geral, só vamos ver o dia correto pra gente fazer isso”. O pronunciamento aponta que o TRE reconheceu o autonomia da Câmara de Vereadores para extinguir o mandato de Pike e já discute a data para a eleição suplementar.

A Câmara de Vereadores encaminhou ofício comunicando a aprovação do decreto que extinguiu o mandato de Renato Pike (sem partido). Pike se encontra no Presídio Regional de Jaraguá do Sul, onde segue preso preventivamente. Beto Passo que era o prefeito de Canoinhas renunciou ao cargo.

AS DATAS

O Cartório Eleitoral de Canoinhas trabalha com duas datas para a realização das eleições suplementares: 27 de novembro ou 11 de dezembro. Isso porque estas datas já estão pré-fixadas pelo próprio TRE para a eventual necessidade. Contudo, há a expectativa de que a eleição seja feita junto com o eventual segundo turno ou, mesmo que não se tenha segundo turno para presidente e/ou governador, utilizaria desta data para as eleições suplementares em Canoinhas.

A legislação diz que, declarados vagos os cargos de prefeito e vice, a eleição suplementar deve ocorrer em até 60 dias. No caso específico de Canoinhas, este prazo fica prejudicado por causa das eleições gerais de 2 de outubro. Fabiano acredita que até 27 de novembro, contudo, a eleição suplementar ocorra.

Com informações: Portal JMais