/General Carneiro é apontado como uma das maiores áreas de desmatamento do Paraná em “Operação Mata Atlântica em Pé”

General Carneiro é apontado como uma das maiores áreas de desmatamento do Paraná em “Operação Mata Atlântica em Pé”

Neste mês de setembro ocorreu a “Operação Mata Atlântica em Pé”, iniciativa voltada ao combate ao desmatamento e à recuperação de áreas degradadas. A ação ocorreu em 17 estados brasileiros que integram o bioma Mata Atlântica. No Paraná o trabalho é realizado pelo Ministério Público em conjunto com a Polícia Ambiental (Força Verde), a unidade regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Água e Terra (IAT) e o Instituto de Criminalística.

Foto Agência Brasil

O Paraná, embora tenha registrado pequeno declínio no volume de desmatamento, manteve-se, como no levantamento anterior, entre os estados onde a Mata Atlântica perdeu maior extensão de área.

A operação se concentrou principalmente no Centro Sul e no Leste que são regiões apontados através de imagens de satélite com maior número de alertas de desmatamento. Os locais com maiores áreas de desmatamento foram General Carneiro com mais de 100 hectares e a cidade de Jataizinho.

Em todo o Paraná, a operação teve 608 fiscalizações e mais de 4.200 hectares desmatados, sendo aplicados quase R$ 36 milhões em multas.