/Mais educação e cultura em General Carneiro: confira os investimentos realizados pela prefeitura

Mais educação e cultura em General Carneiro: confira os investimentos realizados pela prefeitura

A educação do indivíduo é um dos principais pilares para a boa formação cidadã, transformando o local onde habita e trazendo mais oportunidades para si e para toda a sociedade. Em General Carneiro, a educação está dentro das principais prioridades da Prefeitura Municipal, que através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza dia após dia seus trabalhos voltados às escolas e à formação cidadã.

No total, mais de 380 alunos são atendidos na educação infantil do município e cerca de 1240 são alunos da educação municipal. O município conta com cerca de 236 profissionais que estão envolvidos no processo de ensino das crianças, envolvendo professores, equipe da Secretaria, psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista e motorista.

O que foi realizado?

A Prefeitura de General Carneiro realizou, durante 2021 e 2022, diversas contribuições tanto para a educação quanto para a cultura. As professoras do campo, por exemplo, passaram a ser gratificadas pelos serviços prestados nas escolas, como merenda escolar e limpeza do local. Além disso, todos os professores tiveram adequação e enquadramento em seu piso salarial.

Em relação ao cargo dos diretores escolares, a aprovação da lei 1814/2022 estabeleceu as diretrizes para o exercício das atividades competentes, definiu a formação acadêmica necessária, definição de salário e carga horária para o cargo. Neste ano, a definição das novas diretoras ocorreu através da eleição realizada no mês de junho.

A cultura também se tornou ainda mais valorizada através da criação do Conselho Municipal da Cultura, que hoje consta com mais de 30 artistas locais cadastrados e com possibilidade de se cadastrar em editais como a Lei Aldir Blanc, que destina recursos para o setor. Além do edital, a Prefeitura adquiriu instrumentos musicais para a Banda Musical Infantil, criada neste ano, e que hoje conta com mais de 40 músicos.

Para as escolas, adquiriu-se 50 aquecedores que são utilizados para promover o conforto de estudantes e professores mesmo com as baixas temperaturas da cidade. Adquiriu-se também kits esportivos para as escolas do campo, colchões e capas impermeáveis para o CMEI Eresmira dos Anjos Ferreira e jogos de mancala e jogo da onça para o ensino da cultura africana e indígena.

Diversas escolas do campo foram prestigiadas com reformas. A Escola Municipal do Campo Orlanda Rocha recebeu um refeitório com mesas e bancos, além de reformas gerais. As escolas Dom Pedro II e Catequese receberam fogareiros e a Escola Municipal do Campo Tomé de Souza recebeu pintura externa, forro e cobertura pela empresa Rebrás, com mão de obra realizada pela Prefeitura Municipal. As reformas também ocorreram em escolas da cidade, como nas Escolas Municipais Getúlio Vargas, Maria José Kukul dos Anjos e Therezinha Kruskievicz da Rocha.

Frota:

Os serviços de entrega de materiais, merenda escolar, capacitação de profissionais e transporte de estudantes necessitam de frota moderna, segura e exclusiva. A Secretaria recebeu, no mês de julho, um veículo KWID através do pedido do vereador Joarilso, um veículo Van 0 km para uso exclusivo com recursos próprios da Prefeitura de General Carneiro e um novo ônibus escolar para a educação a pedido do vereador Alcemir.

Escola nova:

General Carneiro construirá um Espaço Educativo de 12 salas de aula. A obra foi aprovada no SIMEC com o valor de R$ 5.803.301,15, sendo destes 5.797.497,85 de reais de repasse do Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE), e R$ 5.803,30 de contrapartida do município.

A escola contará com 12 salas de aula, quadra de esportes coberta, refeitório coberto e espaço para lazer dos alunos. O espaço será exclusivo para o uso da educação municipal, respeitando a faixa etária dos estudantes do ensino fundamental I e garantindo mais segurança e acessibilidade para a idade.

Doações para a educação:

O bem-estar das crianças é uma preocupação de toda a população. Dessa forma, as doações realizadas para a Secretaria também promovem mais alegria aos alunos. O senhor Alzemar Correia de Mello realizou a doação de máquina de algodão doce para a Secretaria de Educação e o senhor Vanderlei Emer, uma máquina de estourar pipoca.

A Secretaria também adquiriu através de doações uma impressora colorida, que foi utilizada para a impressão de apostilas em ótima qualidade para os estudantes em período pandêmico.