A tarde de terça-feira, dia 01 de novembro, foi muito agitada no bloqueio da BR-476, em União da Vitória na região do posto do Mallon. Com muitos motoristas e população em geral, os manifestantes pró-Bolsonaro resistiram muito contra a ação das forças policiais.
Além da chuva que proporcionou contornos dramáticos para a tarde, houve a grande expectativa para o pronunciamento do Presidente Jair Bolsonaro que falou por volta das 17 horas afirmando que cumprirá a constituição.
Na rodovia, houve vários momentos de embate entre manifestantes e motoristas que buscavam furar o bloqueio, todos resolvidos de forma rapidamente sem mais complicações. Houve cantos do Hino Nacional, frases contra Lula e até contra o prefeito de União da Vitória, que teria liberado máquinas para que fossem feitas a desobstrução das vias.
Após a desobstrução das vias, houve o momento mais tenso de toda a tarde. Durante a limpeza da pista, ocorreu um desentendimento entre manifestantes e Bombeiros Militares, os quais foram encurralados próximo ao caminhão e hostilizados. Os manifestantes alegaram que os bombeiros teriam jogado água para o lado errado, que acabou indo em direção a multidão, causando o tumulto. O momento seguiu por quase cinco minutos até que foi controlado.
A pista só foi liberada para o tráfego de caminhões por volta das 17 horas, quando tropas especiais da Polícia Militar chegaram ao local. Não houve confronto entre as tropas e os manifestantes.
O destaque para a tarde foi para a grande adesão. Diversas pessoas participaram do manifesto que lotou o pátio do posto do Mallon. Embora a rodovia tenha sido liberada neste primeiro momento, tudo indica que novos bloqueios ocorram ainda nesta noite.