/Gilson Capelete será ordenado Diácono Permanente no próximo sábado pela Diocese de União da Vitória

Gilson Capelete será ordenado Diácono Permanente no próximo sábado pela Diocese de União da Vitória

A Diocese de União da Vitória acolherá em seu presbitério neste sábado, dia 05 de novembro, mais um Diácono Permanente, que será ordenado na Paróquia Sant’Ana, em Santana, Distrito de Cruz Machado, de onde é natural e participa com sua família.

Gilson Capelete de 41 anos de idade, é casado com Patrícia Zwierzykowski de Oliveira, e pai de dois filhos, Maria Eduarda e Natanael, o qual nascerá em novembro ou dezembro deste ano. Além de Ministro Extraordinário da Eucaristia, atua na Pastoral Familiar e na Animação Bíblica da Pastoral; ajudou na Pastoral do Batismo, na catequese e foi 12 anos membro da Equipe Diocesana da Catequese.

Sendo ordenado Diácono, Gilson exercerá seu Ministério Diaconal em sua paróquia, ajudando os padres Antonio Kolodzieiski e Ivo Jablonski, que atualmente estão na Paróquia.

A Missa com o Rito de Ordenação se dará às 10h da manhã, e será presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, contando ainda com a presença de alguns padres, Diáconos, seminaristas, familiares do candidato ao Diaconado e fiéis da Comunidade Paroquial.

Gilson teve sua formação para o Diaconado na Escola Diaconal da Diocese de União da Vitória entre os anos 2015 e 2018. Junto com ele também se formou Jorge Luiz Marcelino, da paróquia São José, de Antônio Olinto, o qual também será ordenado Diácono Permanente, no dia 27 de novembro.

Os Diáconos Permanentes são homens que podem ter uma vida de solteiro ou familiar, que manifestando o desejo de servirem à Igreja no serviço diaconal, sendo aprovados e indicados por sua Comunidade Paroquial, passam alguns anos de estudo na Escola de Formação de Diáconos, e após a aprovação do bispo diocesano com o Conselho Presbiteral, seguem para a Ordenação.

Os Diáconos são ordenados para servirem em sua Paróquia e na Diocese, em trabalhos onde forem designados pelo bispo. Entre suas funções estão: Celebrar a Liturgia da Palavra (Cultos) onde e quando não houver a Santa Missa; Administrar Casamentos, Batizados, Exéquias (Celebração dos Fiéis defuntos), servir ao Altar nas Celebrações das Missas com o Bispo e com os Padres; Proclamar Evangelho; Distribuir a Eucaristia; ajudar em formações com os Leigos nas Paróquias e na Diocese, além do serviço na ação da Caridade, por meio de Movimentos, Pastorais ou outras ações de serviço social na Diocese.

Recebendo eles o 1º Grau do Sacramento da Ordem, passam a ser também membros do Clero de uma Diocese. Contudo, por terem de conduzir sua vida familiar e de trabalho na sociedade, atuam na vida de Igreja de modo diferente dos presbíteros (padres), e bispo, que se doam totalmente à este serviço.

A Diocese de União da Vitória foi uma das pioneiras no Estado do Paraná a implantar o Diaconado Permanente. Com a ordenação de Gilson Capelete ao Diaconado, o Clero da Diocese somará dez Diáconos Permanentes em exercício na Diocese.

O Projeto de reabertura da Escola Diaconal para o próximo ano está sendo estudado pela Diocese.

FONTE: Setor de Comunicação – Diocese de União da Vitória – PR