Instrutor do curso Técnico em Gastronomia do Senac União da Vitória sugere pratos diferenciados para os festejos natalinos
Fim de ano é época de celebrar e comemorar em família. E este ano, seguindo todos os cuidados, já será possível reunir alguns amigos e entes queridos para a ceia de Natal. O chef Caio Cesar de Oliveira Abrão, instrutor do curso Técnico em Gastronomia, novidade que o Senac traz para União da Vitória em 2023, dá uma ajudinha para que os festejos natalinos sejam perfeitos e sugere um prato principal e um acompanhamento diferentes e que certamente vão agradar os convidados.
Para fugir um pouco das receitas tradicionais, o instrutor propõe o Beef Wellington, acompanhado de Cuscuz Marroquino. “O Beef Wellington é um prato elegante e bonito e sai um pouco do tradicional, mostrando que há outros preparos que podemos elaborar para esse dia tão especial”, afirma. A origem do nome desse prato tem mais de uma versão. Segundo o chef, uma delas é porque seria uma homenagem a Arthur Wellesley, o Duque de Wellington, comandante que liderou tropas britânicas em diversas batalhas. Outra versão vem do formato da bota que Arthur usava. E também há uma terceira hipótese, derivada do Boeufen Croûte, prato clássico francês.
A versão apresentada por Abrão utiliza filé mignon, que pode ser substituído por mignon suíno e até mesmo por lombo suíno. “Porém o lombo é mais seco, então sugiro lardear, técnica de injetar pedaços de toucinho dentro da carne. Lembrando que devemos tomar cuidado com o ponto da carne suína para não ficar crua”, indica o instrutor do Senac União da Vitória.
Acompanhamento
Para acompanhar o Beef Wellington, no lugar da farofa, a sugestão é o cuscuz, prático e fácil de fazer. Além do mais, vai muito bem com carnes vermelhas e é um preparo saboroso, perfumado e pode ser servido quente ou até em temperatura ambiente.
A receita leva várias frutas desidratadas, tais como cranberries, damascos, tâmaras e uva passa – ingrediente indispensável nos preparos natalinos. Antes que alguém peça para tirar as passas, Abrão é categórico: não existe Natal sem uva passas. “Bom, pelo menos na maioria dos natais que passei as passas sempre estiveram presentes à mesa, mas tem muitas outras frutas desidratadas como tâmaras, figo e damasco, por exemplo. O uso das passas nos preparos natalinos vai desde entradas, prato principal e sobremesas, é um costume que vem de gerações. Além de ser fonte de fibra e vitaminas, deixa o preparo mais colorido e perfumado”, defende o chef de cozinha.
Sobre o curso Técnico em Gastronomia do Senac União da Vitória
Com carga horária de 800 horas, o curso Técnico em Gastronomia do Senac União da Vitória tem duração de pouco mais de um ano, com aulas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. As aulas terão início em 7 de março de 2023. Para se inscrever é preciso ter 18 anos e o Ensino Médio completo. Quem fizer a matrícula até 13 de fevereiro ganha 50% na primeira parcela do curso.
Mais informações pelo site www.pr.senac.br/tecnicos ou diretamente na unidade do Senac União da Vitória ou pelo fone (42) 3524-1500.
Confira as receitas:
Beefwellington
INGREDIENTES:
- Filé mignon (Parte nobre)
- 500 g de cogumelos frescos
- Ervas frescas
- Presunto Parma
- 1 dente de alho
- Manteiga sem sal
- Azeite de oliva
- Pimenta preta
- Sal
- Bebida alcoólica para flambar
- Rolo de massa folhada
- Gema para pincelar
MODO DE PREPARO:
Duxelles:
Corte, ou leve ao processador os cogumelos. Pique o alho.
Aqueça frigideira com um fio de azeite e uma colher de manteiga
Junte os cogumelos e o alho, sal e pimenta e ervas a gosto, deixe reduzir bem o liquido.
Adicione a bebida alcoólica e deixe evaporar por completo. A pasta deve ficar bem seca.
Se necessário deixe escorrer em uma peneira e após leve à geladeira.
Mignon:
Tempere com pelo menos 15 minutos antes o filé, sal e pimenta e um fio de óleo.
Leve a uma panela ou frigideira bem quente para selar todos os lados do filé.
Retire do fogo e pincele com mostarda todos os lados do filé.
Montagem:
Disponha na bancada um papel filme, coloque sobre o filme fatias de presunto parma, sobrepondo as fatias. Coloque a pasta de duxelles sobre o presunto delicadamente de maneira uniforme.
Posicione a carne resfriada no centro e delicadamente e enrole, com ajuda do papel-filme, até formar um pacote. Aperte ligeiramente ao enrolar para a carne firmar com o recheio. Nesta hora, você definirá o formato da carne. Pressione bem o rolo com ajuda da lateral do papel-filme. Deixe descansar na geladeira ou freezer. Abra a massa folhada com ajuda de um rolo, a massa deve ficar com meio centímetro de espessura. Ajuste o tamanho da massa em relação ao tamanho da carne, deixando sobrar um pouco nas laterais. Corte as pontas.
Retire com cuidado a carne do filme plástico, posicione na parte de baixo da massa, deixando alguns centímetros de sobra.
Pincele as laterais da massa em volta da carne com a gema batida.
Com ajuda do papel-filme, enrole a carne na massa (fazendo um pacote), pressionando levemente para dentro, para a carne ficar firme na massa. Corte os excessos de massa. Com os dedos, feche as laterais da massa fazendo uma dobra para baixo da massa. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 200°C.
Coloque o rolinho em uma assadeira untada com azeite, com a emenda virada para baixo. Pincele com a gema batida.
Leve para assar por aproximadamente 30 minutos. Até a massa dourar.
Retire a assadeira do forno, espere cerca de 5 a 10 minutos. Em seguida, corte com delicadeza e sirva.
Cuscuz Marroquino
INGREDIENTES:
- 200 g de cuscuz marroquino (sêmola de trigo duro)
- 40 g de uvas passas
- 40 g de cranberries desidratadas
- 100 g de damascos em tiras
- 80 g de tâmaras picadas
- 200 g de castanhas (tostadas)
- 1 cebola roxa pequena picada
- Suco de 1 limão
- Raspas de 1 limão
- 15 tomates cereja cortados em gomos
- 80 ml de azeite extra virgem + 1 colher de sopa
- 100 ml de água fervente ou caldo de sua preferencia
- sal a gosto
- 100 g de frutas vermelhas
- hortelã a gosto picada
MODO DE PREPARO:
Hidrate as uvas passas, cranberries em tigelas separadas e cubra com água quente (5 minutos, escorra e reserve) em outra tigela coloque o cuscuz, sal e misture bem, acrescente o azeite de oliva e novamente misture tudo muito bem, em seguida despeje a água quente e misture delicadamente, deixe descansar coberto por um pano. Passando o tempo, regue com suco de limão e com um garfo solte os grãos e reserve. Em uma frigideira, coloque azeite e junte a cebola, refogue. Desligue o fogo e adicione o restante dos ingredientes (uvas, cranberries, tâmaras, damasco, nozes, tomate e raspas de limão). Misture bem. Agora junte o cuscuz já hidratado e a hortelã.
Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Por último, se quiser, acrescente as frutas vermelhas.