Começar um novo ano com novidades é especial. Para algumas famílias na região, essa novidade vem acompanhada de chorinhos, mudança na rotina e também muito mimo.
O dia 1° de janeiro de 2023 marcou o nascimento de seis bebês nas Cidades Irmãs (dados contabilizados até às 10h do dia 2). O primeiro deles escolheu a madrugada para vir ao mundo: uma menina, curiosamente filha de uma mamãe moradora de União da Vitória, nasceu em Porto União, no Hospital São Braz. O parto foi natural. O bebê nasceu nas primeiras horas do dia 1°, perto das 5h.
Os outros cinco nenéns nasceram na APMI de União da Vitória, mas, apenas uma das mamães era realmente moradora da cidade; as demais, são naturais de municípios vizinhos, que buscam a casa de saúde, referência regional, para ter seus filhos.
Conforme dados do setor de Obstetrícia da APMI, o primeiro bebê nascido em 2023 por lá foi um menino, Gael Henrique, cuja mamãe é de Antônio Olinto/PR. Ele nasceu às 10h35 do domingo, pesando 3.495 quilos, de parto cesárea. A reportagem do Canal4 foi autorizada a conversar presencialmente com Claudineia Rosa Souza W.

“Ele era para o dia 30 de dezembro. Meu marido disse que nasceria bem na virada. Receber o Gael neste começo de ano é uma grande alegria”, conta Claudineia, que é mãe de outra filha, uma menina de nove anos, nascida em outro dia 1°, mas agora, de abril. O parto foi feito pelo obstetra Dicésar Terna de Campos e acompanhada pela pediatra Claudia Comin Pietrobiasi.
Bem-vindos!
Conforme a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpens) e confirmados pela Agência Brasil, nos primeiros seis meses do ano passado, nasceram no País 1,5 milhão de brasileiros, o maior número desde 2012. Não há ainda divulgação do último semestre. Os novos brasileiros, nascidos nas Cidades Irmãs, endossam um numero robusto: o planeta já conta com 8 bilhões de habitantes e todos seguem na mesma jornada: bem-vindos a 2023!














