O prefeito Eliseu Mibach assinou a ordem de serviço autorizando o início dos projetos e execução da instalação bondinho e tirolesa.
Os dois vão funcionar no Complexo Turístico Morro da Cruz com investimento de mais de três milhões de reais e visa a integração de Porto União com rotas turísticas consolidadas e outros projetos de grande envergadura como o Caminho do Rio do Peixe, nas cidades do Meio-Oeste Catarinense. Sendo, o município, ponto inicial do turismo com geração de renda a partir de belezas naturais.
Conforme a prefeitura, os “espaços ociosos no entorno do Rio Iguaçu são excelentes alternativas para a construção de espaços de lazer e integração, ao mesmo tempo em que podem ser usados como fonte de renda para a população e diversificação da economia regional”. Assim integra os pontos turísticos urbanos como o Morro da Cruz, o Balneário Santa Rosa, Parque do Centenário, Instituto Grünenwald, entre outros.
Disso a proposta da prefeitura de conectar o Instituto Grunenwald, Morro da Cruz e Parque do Centenário por meio de um teleférico (bondinho), futuramente. Também, uma tirolesa do topo do Morro do Cruz com destino ao Parque do Centenário. Ainda, haverá um funicular (tipo especial de caminho de ferro utilizado para subir terrenos muito inclinados) ligando o topo do morro à Via Sacra.
Tendo no Parque Linear uma opção para aproveitar os espaços nas margens dos rios Iguaçu e Pintado e novas trilhas serão abertas no Morro da Cruz aproveitando alternativas como arvorismo, downhill e trenó de montanha. A proposta abrange, no mesmo local, a construção de mirantes, área comercial, estrutura com banheiros e bebedouros e a estação funicular, semelhantes às implantadas em cidades turísticas.
De acordo com a administração municipal, a empresa G.E.E. Soluções Sustentabilidade vêm trabalhando desde ano passado na análise de viabilidade em parceria com a Secretaria de Planejamento e de Cultura e Turismo e os projetos estão ganhando a forma definitiva. As obras devem iniciar nos próximos dias, assim que concluída a tramitação burocrática e liberadas as licenças ambientais.
