O Brasil vive um momento delicado em razão dos embates políticos entre grupos pró-lula e pró-bolsonaro. No Vale do Iguaçu, essa briga fica muito em evidência, especialmente, em grupos de Whatsapp.
Além disso, na noite da última quarta-feira, dia 11 de janeiro, um episódio lamentável de desrespeito e de dano ao patrimônio público foi registrado na cidade de Porto União, aonde o cartório eleitoral, localizado na rua Matos Costa, na área central, foi alvo de vandalismo.
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi acionada já na tarde dessa quinta-feira, dia 12, por volta das 14h15 para registrar a situação. No local, o solicitante relatou que a fachada onde fica o cartório recebeu uma pichação, aonde os vândalos escreveram a frase “cadê o código fonte”.
Código-fonte é a linguagem de programação de um software e possibilita verificar todas as operações que os programas de computador utilizados nas eleições são capazes de fazer. Desta forma, os auditores podem analisar como os votos são coletados, armazenados e apurados.
O caso foi registrado e deverá ser repassado para a Policia Civil para investigação de responsáveis pela pichação.