Na contramão de muitos municípios do Brasil e buscando valorizar os profissionais da educação, o prefeito de General Carneiro, Joel Martins Ferreira, assinou nesta quinta-feira (26), a autorização para readequação do Piso Salarial dos professores da rede municipal de ensino.
A readequação do piso salarial ocorre através de uma portaria lançada neste mês de janeiro pelo Ministério de Educação. Essa readequação não se trata de uma lei e, portanto, conforme a Confederação Nacional dos Municípios – CNM, as prefeituras que não aderirem a essa portaria não serão punidas.
Em General Carneiro, o prefeito Joel utilizou os primeiros dias de janeiro para planejar ações e após analisar as condições financeiras da prefeitura e ver a importância da readequação como reconhecimento aos professores, decidiu pelo reajuste. O piso salarial para o ano passará de R$ 1.922,81 para R$ 2.210,27 para jornadas de 20 horas semanais.
Segundo a prefeitura de General Carneiro, são mais de 40 professores da rede municipal de ensino que serão beneficiados. Além disso, a Secretaria de Educação ainda promove ações de capacitação para o ano letivo de 2023.
“Estamos focados em garantir uma educação de qualidade para nossas crianças e sabemos que um dos primeiros passos e valorizar nossos educadores. Temos ótimos profissionais na educação e nada mais justo de garantir para eles o piso salarial”, destacou o prefeito Joel.
O prefeito ainda enfatizou que a decisão de readequar o salário ocorreu diante de um cenário ainda de muitas incertezas em razão da queda do FPM, onde a estabilidade administrativa foi fundamental. “Os primeiros meses serão de baixa arrecadação, mas contamos com uma administração responsável que garantiu a possibilidade desta readequação. Vamos conseguir dar o reconhecimento merecido aos professores e seguir cuidando dos outros setores do poder público”, garantiu o prefeito da cidade.