O presidente da Câmara de Porto União, Neilor Grabovski (MDB), e o ex-vereador Sandro Batata procuraram a secretária de saúde do Estado, Carmen Zanotto. O objetivo é de colocar Porto União efetivamente no programa do Estado de mutirão da saúde e saber como o município será contemplado.
A meta do Governo de Santa Catarina é de zerar a lista de espera em meio ano. Disso a conversa articulada por Neilor e Sandro para a vinda da secretária até Porto União para discutir o assunto.
O Programa Estadual de Cirurgias Eletivas tem a meta de zerar, em até seis meses, a lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública de saúde do Estado, coordenado pela Secretaria da Saúde.
No grupo de trabalho, com a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, a rede hospitalar credenciada de prestadores de serviços, vinculada ao SUS (Ahesc, Fehosc e Fehoesc), identificou os principais gargalos na lista de espera do sistema de regulação. O trabalho tem participação também do colegiado de Consórcios Públicos de Santa Catarina.
A iniciativa levantou a capacidade contratualizada nos hospitais sob gestão estadual e a média de procedimentos dos últimos meses e identificou as fontes de recursos. Estão incluídas no Programa, ainda, as pessoas que aguardam por consultas cirúrgicas, exames e diagnósticos, assegurando o atendimento prioritário aos pacientes oncológicos.