/Presidente da Câmara de Vereadores de Porto União se reúne com Secretária de Saúde do Estado visando zerar cirurgias eletivas

Presidente da Câmara de Vereadores de Porto União se reúne com Secretária de Saúde do Estado visando zerar cirurgias eletivas

O presidente da Câmara de Porto União, Neilor Grabovski (MDB), e o ex-vereador Sandro Batata procuraram a secretária de saúde do Estado, Carmen Zanotto. O objetivo é de colocar Porto União efetivamente no programa do Estado de mutirão da saúde e saber como o município será contemplado.

A meta do Governo de Santa Catarina é de zerar a lista de espera em meio ano. Disso a conversa articulada por Neilor e Sandro para a vinda da secretária até Porto União para discutir o assunto.

O Programa Estadual de Cirurgias Eletivas tem a meta de zerar, em até seis meses, a lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública de saúde do Estado, coordenado pela Secretaria da Saúde.

No grupo de trabalho, com a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, a rede hospitalar credenciada de prestadores de serviços, vinculada ao SUS (Ahesc, Fehosc e Fehoesc), identificou os principais gargalos na lista de espera do sistema de regulação. O trabalho tem participação também do colegiado de Consórcios Públicos de Santa Catarina.

A iniciativa levantou a capacidade contratualizada nos hospitais sob gestão estadual e a média de procedimentos dos últimos meses e identificou as fontes de recursos. Estão incluídas no Programa, ainda, as pessoas que aguardam por consultas cirúrgicas, exames e diagnósticos, assegurando o atendimento prioritário aos pacientes oncológicos.