Durante os meses de março e abril, as nove Escolas Municipais do Campo de General Carneiro receberam orientações importantes pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A equipe da pasta realizou visitas em todas as escolas, realizando orientações psicológicas e fonoaudiológicas. A psicóloga Jilce Kukul, a fonoaudióloga Melissa Schultz e a Assistente Social Luana Gulecz repassaram informações importantes sobre o processo de desenvolvimento do aluno.
As orientações consistiram em envolver os pais e responsáveis no desenvolvimento escolar da criança, trabalhando com os sintomas que podem ser observados dentro de casa e sugerem acompanhamento psicológico e fonoaudiológico. As profissionais também abordaram sobre o manejo e reconhecimento de emoções e sobre a importância de ouvir a criança.
A visita nas escolas também possibilitou para que os pais tirassem dúvidas com as profissionais. Hoje, em caso de necessidade de acompanhamento, a Secretaria Municipal de Educação possui atendimento individualizado. Para as crianças do campo, também é possível contar com o transporte escolar.
Além das questões pedagógicas, as visitas avaliaram a situação de cada escola, através do diálogo com professores e comunidade. O vice-prefeito Celio Garbin esteve visitando a escola Dom Pedro II, a primeira das nove escolas que receberão reforma em sua estrutura.
Estiveram participando das visitas as orientadoras pedagógicas Neuza Girotto, Dulcidia Miersch e Donazir N. Stepsuk, a psicóloga da SMEDC, Jilce Kukul, a fonoaudióloga da SMEDC, Melissa Schultz e a assistente social Luana Gulecz Hermann.
O que foi abordado:
As profissionais abordaram sobre os encaminhamentos que podem ser realizados para a Secretaria. Questões psicológicas, como aprendizagem, comportamento da criança, reconhecimento e manejo das emoções foram abordadas pela psicóloga. Pela fonoaudióloga, se abordou assuntos como desenvolvimento da fala, audição, dicção e desenvolvimento da estrutura oral. A assistente social também reforçou questões sobre o encaminhamento de acordo com as demandas sociais e orientação sobre situações que envolvem a realidade do aluno e da família.
Em caso da observação de sinais e comportamentos pela família, o responsável pode conversar com o professor da turma e buscar informações com a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.