A Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, o hospital APMI, de União da Vitória, recebeu no fim de abril, o reconhecimento do Programa Segurança em Alta, na categoria Bronze.
Desenvolvido pela Unimed Paraná, o Programa avalia a qualidade e a segurança dos processos de trabalho prestados pelos profissionais dentro da instituição hospitalar. A conquista do selo é também fruto de programa de educação continuada periódico, que estimula a melhoria e comprometimento com uma assistência segura e uma experiência tranquila para o paciente em período de internação.
“A APMI tem a preocupação e a busca contínua pela inovação de seus métodos de trabalho e condições que garantam a segurança do paciente, acolhimento de familiares e o bem estar físico e psíquico da equipe. Seguimos aperfeiçoando nossos processos, preocupados cada vez mais com a segurança e bem estar do paciente e acompanhantes, almejando alcançar níveis superiores de excelência”, sublinha a diretora da instituição, Antônia Biliniski. Ela lembra também que a preocupação com inovações e bem-estar, garantiu ao hospital, ainda em 2003, outro importante selo, o de Hospital Amigo da Criança. A chancela é concedida pelo cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.
A APMI foi fundada em novembro de 1936 mas apenas em 1955 começou, de fato, a atender como hospital. Desde então, é referência para toda a região de União da Vitória, atendendo em várias especialidades. Especialmente desde as últimas duas últimas décadas, grandes modificações na estrutura física do prédio garantiram, entre outros avanços, a instalação da UTI Neonatal.
Hoje, o hospital conta com um quadro 134 médicos e 250 colaboradores. Por mês, são 2.656 consultas ambulatoriais feitas; além de 260 procedimentos cirúrgicos; o registro de 130 nascimentos; e uma média de 560 internamentos. A estrutura é ampla: a APMI dispõe de 110 leitos; oito leitos UTI; cinco leitos UTI pediátrica; 14 leitos UTI Neonatal e quatro salas cirúrgicas.
Higienização de Mãos
O evento que marcou a apresentação do selo à comunidade hospitalar, também celebrou o andamento da campanha ‘Higienização de Mãos’.
A ação remete ao Dia Mundial, celebrado no dia 5 de maio, e tem a ver com a titulação recebida, já que leva em conta a segurança hospitalar dos pacientes, algo levado em consideração para o recebimento da chancela.
A campanha é um evento conjunto promovido pela Comissão de Prevenção de Infecção Hospital e Núcleo de Segurança do Paciente.