/Estudantes do IFPR participam de intercâmbio em Portugal

Estudantes do IFPR participam de intercâmbio em Portugal

Muito aprendizado e novas experiências. É assim que definem o momento que estão vivendo os estudantes de Agronomia do Campus União da Vitória do IFPR, Andrieli Krzewinski, Francielle Gelinski e Guilherme Ziemmer, que participam, até o dia 13 de julho, de um intercâmbio na cidade de Bragança, em Portugal.

A rotina do grupo tem sido intensa; durante todo o dia eles assistem às aulas do Instituto Politécnico de Bragança, e nos horários livres participam de um estágio extracurricular na área de apicultura, setor econômico muito forte na região, na Casa do Mel da Associação dos Apicultores do Parque Natural de Montesinho.

Guilherme Ziemmer, Francielle Gelinski e Andrieli Krzewinski

“No estágio temos contato com todo processo apícola, desde moldagem das ceras, embalagem e armazenamento, limpeza dos quadros, vamos aos apiários realizar o manejo das colmeias, entre diversas atividades”, explica Krzewinski.

A diferença cultural foi uma das dificuldades encontradas pelos intercambistas, embora essa diversidade tenha se mostrado rica para o crescimento deles na área escolhida, os primeiros dias no país foram desafiadores.

“As aulas no início foram complicadas pela linguagem e principalmente para compreender o português falado aqui em Portugal, mas com o passar do tempo acabamos nos acostumando, até os professores tinham dificuldade em entender, às vezes, o que queríamos dizer. Muitos termos técnicos dentro da agronomia são diferentes e ao comentarmos os ditos no Brasil eles são muito atenciosos e compreendem as diferenças”, conta Ziemmer.

Além do conhecimento que estão adquirindo em sala de aula, e a experiência que estão conquistando por meio do estágio, os estudantes ainda têm aproveitado a oportunidade para conhecer a cultura e a beleza de algumas cidades de Portugal e da Espanha, país que faz divisa com a cidade de Bragança.

“Tem sido uma experiência incrível, enriquecedora. A interação cultural e a troca de experiências, principalmente com alunos de outros países, com certeza é um dos pontos fortes do intercâmbio”, destacou Gelinski.

Os estudantes chegaram em Bragança no dia 15 de fevereiro e o intercâmbio faz parte das ações de internacionalização do IFPR. A seleção em que foram classificados ocorreu por meio de edital realizado no final de 2022.