/Escola Nilo Peçanha promove “Manhã Literária” e recebe visita da escritora de Maringá, Marta Chaves

Escola Nilo Peçanha promove “Manhã Literária” e recebe visita da escritora de Maringá, Marta Chaves

Na manhã do dia 25 de maio aconteceu na Escola Nilo Peçanha, em Porto União, uma belíssima vivência de Arte e Literatura, coordenados pela Professora Noeli Zamboni Werle, as Equipes Diretiva e Pedagógica, Professores e Estudantes desenvolveram um Projeto Educativo Especial, nominado “Movimento da Arte Poética”, em quatro meses planejaram e executaram com esmero várias atividades com pintura, argila.

Por respeito ao trabalho executado a escritora Marta Chaves de Maringá-PR, pesquisadora e pós doutora em Educação, compareceu à Manhã Literária em Porto União -SC. Jovens e professores recitaram poemas e dialogaram sobre interpretação de textos literários; a escritora na bela manhã fez questão de reconhecer e reafirmar a importância de trabalhos pedagógicos com Ciência e Arte.

“É fundamental mencionar que a Exposição ocorreu em meio às árvores do pequeno bosque localizado na Escola Nilo Peçanha, todo espaço foi tomado com as composições (em tecidos, telas) em meio à natureza e som de músicas tocada pelos estudantes vivenciou-se bons sentimentos e foi possível apreciar os trabalhos expostos nesse momento ímpar para todos os presentes”, destacou a direção da escola.

De acordo com a Professora Noeli, “a Exposição intitulada “Movimento da Arte Poética” foi baseada na literatura de Marta Chaves, especialmente na obra “Versos para Brincar e Aprender”; o trabalho artístico foi desenvolvido com jovens e adolescentes que estão cursando do Sétimo Ano do Ensino Fundamental ao Primeiro Ano do Ensino Médio, sendo utilizados vários meios pedagógicos para interpretações dos poemas, como argila, chapéus, tecidos, fotografias, telas e interpretações corporais. Os trabalhos foram expostos no formato de brincadeiras, como balanços redes, dança da cadeira; todas inspiradas no contexto e título da obra literária citada anteriormente”. Nas palavras da Professora “é brincando que se aprende poesia”.