/Com dinheiro das vendas de pão de mel, estudante do IFPR vai para Harvard

Com dinheiro das vendas de pão de mel, estudante do IFPR vai para Harvard

Foi preciso muita matemática para chegar tão longe. Quilos de mel, de chocolate, boas doses de amor e horas de dedicação. Para Luísa Pedrolli, tarefa pouco complicada. A jovem estudante do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de União da Vitória deixou muitos outros projetos para trás e carimbou sua presença em uma das melhores universidades do mundo.

Inscrita na Missão IFPR/MIT/Harvard 2023, a estudante do terceiro ano do curso Técnico em Informática foi aprovada em primeiro lugar no processo seletivo. Nesta semana, ela e outros estudantes aprovados no Paraná, que embarcaram em comitiva, retornam ao Brasil. Na bagagem, muita história para contar e mais trabalho pela frente.

“A Luísa já é professora voluntária de Matemática, vai continuar assim e dar palestra em várias escolas sobre sua experiência em Harvard”, conta a mãe, Sandra Maria Siuta.

Moradora do município de Paula Freitas/PR, Luísa conquistou a vaga pela excelência dos dois projetos exigidos nas etapas. O primeiro, foi o projeto mínimo viável (PMV), visando levantar parte dos recursos para a expedição; o outro, um pré-projeto de impacto social.

O PMV apresentado pela estudante foi à proposta de empreendedorismo baseada na venda de pão de mel. Foi da produção e da venda dos kits e unidades que Luísa deixou mais doce a bancada e garantiu seu passaporte. A Matemática transforma!, que promove ações educacionais para democratizar a educação da disciplina, também foi validado com sucesso.

“O projeto dela mostra que não basta apenas somar, fazer conta. É preciso estudar muito que os resultados aparecem”, destaca a mãe.

Em Harvard, tutelada pelo professor Cléber Serafin, do IFPR, Luisa recebeu mentorias e orientações para refinar e ampliar o projeto. “É uma das melhores universidades do mundo e uma oportunidade gigante. Os alunos estão recebendo sugestões de professores de renome internacional no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e na Universidade de Harvard”, pontua.

Luísa carrega um histórico de conquistas. No ano de 2021, ela conquistou a premiação em todas as seis olimpíadas de matemática que participou e recentemente foi homenageada com moção de aplausos pela Câmara de Vereadores dos municípios de União da Vitória e Paula Freitas. As conquistas também possibilitaram a sua participação no 63 London International Youth Science Forum (LIYSF 2022), de forma remota, como um dos 24 estudantes brasileiros selecionados pela Rede Poc International Education para o evento.