Casos recentes registrados ligaram alerta para a febre maculosa brasileira. Afinal, você sabe o que é, quais os sintomas e como se prevenir? Preocupado com essa questão, as Secretarias Municipais de Agricultura e de Saúde de Porto Vitória ampliaram os cuidados e trazem mais detalhes para a população evitar o contato com carrapatos.
A febre maculosa é uma zoonose, ou seja, uma doença naturalmente transmitida entre animais e o homem. Ela é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii que é transmitida através da picada de carrapato-estrela infectado. É uma doença grave e, se não for tratada precoce e corretamente, pode levar a óbito em uma semana após o início dos sintomas.
A doença acomete pessoas que tiveram contato com o carrapato-estrela infectado pela bactéria, durante atividades de trabalho, lazer ou por morarem em áreas com vegetação (pastos, mata, campo e gramados), com presença de água (margens de lagos, rios e córregos) e com a presença de animais que servem como hospedeiros para o carrapato.
Após a picada de um carrapato-estrela infectado, os sintomas podem aparecer de 02 a 14 dias. Os sintomas mais frequentes são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal estar, diarréia e, após alguns dias, manchas avermelhadas pelo corpo. Na evolução da doença, podem ocorrer hemorragias e vômitos. A partir do início dos sintomas, o tratamento deve ser iniciado precocemente. Portanto, caso você adoeça, procure por atendimento médico o quanto antes e sempre informe se teve situações de risco de exposição a carrapatos.
A principal forma de proteção é evitar contato com carrapatos. Quando estiver em áreas com possível presença de carrapatos, verifique a cada duas horas se há algum preso ao seu corpo. Quanto mais depressa o carrapato for retirado da pele, menores os riscos de infecção.
Confira abaixo um manual de para prevenção:




















