/XIV Conferência Municipal de Assistência Social de General Carneiro debateu Políticas Públicas para o setor.

XIV Conferência Municipal de Assistência Social de General Carneiro debateu Políticas Públicas para o setor.

Na terça-feira (20), a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a XIV Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A Conferência aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e reuniu funcionários, autoridades e população civil para discutir Políticas Públicas relevantes do setor.

O momento contou com o diálogo sobre o tema, além da leitura do regimento, referendamento dos participantes que passaram a compor o Conselho Municipal de Assistência Social, eleição dos Delegados para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social e reunião dos grupos de trabalho.

Com as apresentações artísticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, contando com apresentação musical e exposição de artefatos realizados com materiais reciclados, o evento foi embelezado e expôs os resultados dos trabalhos que são realizados diariamente.

Para a secretária de Assistência Social, Janete Weber Ferreira: “Esses momentos nos unem, são responsáveis pela discussão de ideias e pela participação popular nas Políticas Públicas da Assistência Social. São muito importantes pois é nesses eventos que levamos as principais demandas de dentro do município às esferas maiores, em nível Estadual e Federal”.

O que são as Conferências Municipais?

As Conferências Municipais são espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

As Conferências Municipais de Assistência Social de 2023 buscam avaliar e concretizar os avanços conquistados na Política da Assistência Social, assim como ampliar o seu acesso de forma democrática. A Política Nacional de Assistência Social no Brasil, por mais que seja regulamentada e delineada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e pela Constituição Federal de 1988, não foi totalmente alcançada conforme a idealização do SUAS, e é através das conferências que seu ideal se torna mais próximo de ser alcançado.

Palestra:

Para abordar e discutir melhor o tema, a assistente social Cristiane Marchesini ministrou a palestra magna, que abordou diversos aspectos sobre o Sistema Único de Assistência Social e incentivou o diálogo e reflexão sobre as suas práticas. Através de um panorama sobre a trajetória do SUAS, apresentou reflexões sobre a atuação prática no âmbito da Assistência Social, que foram norteadores para a discussão dos eixos temáticos.

Eixos temáticos:

Eixo 1: financiamento;
Eixo 2:controle social;
Eixo 3: articulação entre segmentos;
Eixo 4: serviços, programas e projetos;
Eixo 5: benefícios e transferência de renda.

Quem esteve presente:

A conferência reuniu a Secretária Municipal de Assistência Socia, Janete Weber Ferreira, a coordenadora de Assistência Social, Eloize Albino, junto com toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social; do Centro de Referência em Assistência Social; representantes da Câmara Municipal de Vereadores; conselheiros municipais de Assistência Social; presidentes e demais conselheiros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Pessoa Idosa; conselheiros Tutelares; secretários municipais e equipe das secretarias credenciadas nos Conselhos da Educação, Assistência Social, Finanças e Esporte, e associações – APAE, PROVOPAR, ACAGC e AMETISTA.