/Lei de autoria do deputado Hussein Bakri vai complementar projeto do mutirão Concilia Paraná

Lei de autoria do deputado Hussein Bakri vai complementar projeto do mutirão Concilia Paraná

“Como Líder do Governo, tenho um orgulho muito grande em poder trabalhar em conjunto com a Defensoria Pública para garantir mais recursos e estrutura em todo o Paraná”, disse do líder do Governo na ALEP, deputado Hussein Bakri, sobre o mutirão Concilia Paraná, promovido pela Defensoria Pública do Estado e marcado para o próximo dia 05 de julho, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas.

O projeto irá atender a população de baixa renda para resolver questões como divórcio, guarda, pensão e visitas, dissolução de união estável e partilha de bens.

A Lei 21.461/2023, sancionada pelo Governado Ratinho Junior, é de autoria deputado Hussein Bakri. O texto trata da comunicação de nascimentos sem identificação de paternidade pelos cartórios à Defensoria Pública do Estado e tem como objetivo diminuir o número de bebês sem o nome do pai registrado, além de conscientizar a população sobre a importância da presença paterna no desenvolvimento da criança. A lei vai facilitar o reconhecimento de paternidade, informando a mãe sobre o direito de indicação do suposto pai e a possibilidade de buscar a Defensoria Pública para orientação jurídica.

“Assim, possibilitamos que a instituição assegure acesso à Justiça aos paranaenses mais carentes bem como dignidade e direitos iguais aos demais cidadãos”, disse o deputado. Em 2022, foram registrados mais de 6 mil nascimentos sem indicação do pai em todo o Paraná.

“Essa nova legislação complementa a oferta gratuita de exames de DNA para reconhecimento de paternidade, por meio do projeto (Re)conhecendo Direitos, para quem desejar fazer o reconhecimento voluntário e que estará disponível no mutirão Concilia Paraná, marcado para a próxima semana, aqui na Assembleia Legislativa”, concluiu o deputado.